sexta-feira, 5 de março de 2021

DIÁRIO DA PROVÍNCIA: ENQUANTO PARANÁ BATE NOVO RECORDE DE INTERNAMENTOS, RATINHO LIBERA COMÉRCIO E AULAS A PARTIR DO DIA 10

    


    Quantos mais vão precisar morrer ou serem internados para o governador bolsonarista premium Ratinho Junior (PSD) entender que essa onda de pandemia já virou um tsunami? Que a cada dia o estado "bate recordes" de mortes e de contaminados? Nessa sexta-feira (com 107 mortos e 5.650 novos infectados), o governador flexibilizou as chamadas "medidas restritivas" por causa da covid-19.
    O que isso quer dizer? Que a partir do próximo dia 10, as aulas nas escolas particulares voltam a ser presenciais. Mas  não era isso que os donos do negócio (quer dizer, dos colégios) e pais justamente queriam? Marcaram até carreata para esse domingo, que deve ser suspensa.... Aí, meu amigo/minha amiga, com aula liberada, vai ser cada um por si. E não sei se Deus será por todos...
    Comércio: Para o governo, o comércio "tem um limite para aguentar o fechamento". Sofrer, todos sofrem. Mas o que 10 dias  (talvez nem isso...) de portas fechadas vão resolver? Seria preciso buscar meios pra se garantir mais dias de paralisação nas atividades. Aí entraria a competência, inteligência e a criatividade dos governantes para resolver. Seria pedir muito?
    Lembrem que...."cliente morto não paga". Não adianta ter lojas funcionando se não tem quem compre.
    Aí vem o secretário de Saúde, Beto Preto, avisando que "apesar da flexibilização", medidas mais duras podem ser tomadas, caso o número de internações de contaminados não diminua. Ou seja, a Secretaria de Saúde vai esperar pra ver o que acontece. E o que vai acontecer não precisa ter bola de cristal para adivinhar... Boa parte da população (a que causa as contaminações) não está nem aí para as medidas do governo e das prefeituras. Se for esperar que esse povo "se conscientize", vai todo mundo morrer.... A coisa só funciona se "pisar no calo" ou "mexer no bolso" dessas pessoas. É gente que anda sem  máscara, que aglomera, que vai em baladas clandestinas....
    Pra quem quer sobreviver, só tem uma saída: A vacina. Até lá, é usar máscara, manter distanciamento, lavar as mãos com água e sabão e usar álcool gel. 
    Do governo a gente espera a vacina. Mas está vindo em conta-gotas.
    Importante: Essa semana, o Tribunal de Justiça já recusou um pedido das escolas particulares para o retorno das atividades presenciais. A APP-Sindicato (que representa professores) definiu em uma palavra a volta às salas de aula sem vacina: irresponsabilidade.
    Importante 2 (atualização): No fim da tarde dessa sexta-feira, Ratinho disse que as aulas presenciais nas escolas da rede estadual voltam na segunda-feira, dia 15. Mas afirmou que nenhum aluno vai ser obrigado a ir para a escola. Pode assistir as aulas pelo sistema "videoaula".
    Oremos!