segunda-feira, 29 de março de 2021

DIÁRIO DA PROVÍNCIA: FINALMENTE O GOVERNO DO PARANÁ FALOU SOBRE A VACINA RUSSA SPUTNIK V

      



      Foi em agosto de 2020 que o governo assinou um "memorando" com a Rússia pra tratar da compra de vacinas e transferência de tecnologia para a produção aqui, no Paraná, da Sputnik V. Mas...não se sabe porque cargas d'água, o Palácio Iguaçu não tocou mais no assunto. Passaram 7 meses e eis que... o governo comentou o assunto! Ueba!!! Não o governador Ratinho Junior (PSD), mas o chefe da Casa Civil, Guto Silva.
    Foi numa audiência pública, nessa segunda-feira, da Frente Parlamentar do Coronavírus na Assembleia Legislativa. Não disse porque o Palácio "se aquietou" todo esse tempo, mas "falou grosso": Garantiu que Paraná e governo russo assinaram um contrato que prevê a compra de dez milhões de doses da Sputnik V. Porém....ai, porém....por enquanto é só intenção, ou seja, apenas no papel. É que o negócio depende de a Anvisa aprovar o uso da vacina. E não sabe porquê , até, agora, essa aprovação não saiu. Por isso, o secretário também disse que "não há prazo para que a compra seja efetivada".
    Quer dizer, amigas/amigos: Não contem com ela (a vacina) tão logo. Se é que um dia vai chegar. Ali, ao lado, na Argentina, já chegou e está sendo aplicada há algum tempo...
    Guto também veio com uma ideia, digamos, "megalomaníaca" do governo Ratinho: Construir uma fábrica de vacinas com um investimento de 1 bilhão (eu disse 1 bilhão...) de reais. "Tratativas" com o Ministério da Saúde já teriam começado. Por que será que não pegam toda essa grana (talvez não precise tanto...) e compram vacinas pra toda a população???
     Fazer fábrica, agora, não é prioridade. Mesmo porque, uma obra assim levaria alguns anos.
    Será que os deputados ficaram convencidos? Esse vosso criado, não!
    Nosso problema (acabar com a pandemia) é pra hoje. É pra já!!!