quinta-feira, 4 de março de 2021

ELES QUERIAM LULA EM CANA DE QUALQUER JEITO: DALLAGNOL DIZ QUE CARMEN LÚCIA LIGOU PRA JUNGMAN E MANDOU NÃO SOLTAR O EX-PRESIDENTE

 








O contexto:
Em julho de 2018, Lula estava preso na PF em Curitiba. O desembargador Rogério Favreto era o plantonista do TRF-4. Ele acatou pedido de habeas corpus apresentado pelos deputados Wadih Damous (PT-RJ), Paulo Teixeira (PT-SP) e Paulo Pimenta (PT-RS). O juiz Sergio Moro estava de férias em Portugal. Os diálogos acima acabam de ser liberados e mostram a "operação" para garantir que o ex-presidente continuasse preso. 
O "alvará de soltura" chegou a ser expedido por Favreto, mas durou poucas horas. Dallagnol articulou com o presidente do TRF-4, Thompson Flores, para que Lula continuasse atrás das grades. Nas conversas divulgadas, ainda aparece Dallagnol dizendo que a então presidente do STF, Carmen Lucia, teria ligado para o ministro da Segurança Pública da época (governo Temer), Raul Jungman, para que o ex-presidente não ganhasse a liberdade.
Lula ficou preso até 8 de novembro de 2019, quando finalmente foi solto depois de 580 dias de cárcere.

Obs: Os diálogos foram apresentados pela defesa de Lula ao STF e foram extraídos das mensagens obtidas pela Operação Spoofing.