sexta-feira, 4 de junho de 2021

OLIMPÍADA DE TÓQUIO: DEZ MIL VOLUNTÁRIOS "PULAM DO BARCO" POR MEDO DA COVID

       


    O medo de "pegar" covid-19 faz com que milhares de voluntários (cerca de 10 mil de um total de 80 mil) abandonem o trabalho na Olimpíada de Tóquio, a menos de 50 dias da abertura dos jogos. A organização da competição afirma que o evento vai ser realizado apesar de ter muita gente contra.
    Nas palavras do diretor do comitê organizador, Toshiro Muto:
    “Acho que não há dúvida de que um dos motivos (da desistência) é a preocupação com as infecções por coronavírus."
    A presidente desse comitê, Seiko Hashimoto, afirmou qual seria a única condição para a Olimpíada sofrer novo adiamento:
     “Se vários países vivenciarem situações muito sérias e a maioria das delegações não puderem vir. [...] Não podemos adiar novamente”
    Quem comanda os jogos está remando contra a população: Pesquisas revelam que os japoneses são contra a realização dos jogos agora. Querem novo adiamento ou o cancelamento.
    Por que os voluntários estão tão preocupados? Porque o trabalho deles é o contado direto com quem vem de fora do país: Eles servem como guias de torcedores e ajudam na vila dos atletas.
    A preocupação com o evento é grande também entre aqueles que bancam os jogos. O jornal Asahi Shimbun, patrocinador oficial,  já até publicou editorial pedindo o cancelamento dos jogos. Seria como, aqui no Brasil, a Globo pedir que não fosse realizado o campeonato brasileiro de futebol, por exemplo...
    O Japão, que tem 126 milhões de habitantes, já registrou 750 mil casos de covid-19 com 13 mil mortes. Moradores de Tóquio e Osaka são os mais infectados. 
    A Olimpíada está programada para começar dia 23 de julho e a Paralimpíada em 24 de agosto.
    Com informações da Kyodo News, Nikkan Sports e Asahi Shimbun.