sexta-feira, 4 de junho de 2021

VEREADOR RENATO FREITAS, DO PT, É DETIDO AO QUESTIONAR AÇÃO DA PM.

   


     O vereador curitibano, Renato Freitas (PT), foi detido na tarde desta sexta-feira,4. Ele teria, segundo a Polícia Militar, "atrapalhado o trabalho dos policiais". O edil afirma que questionou os PMs que teriam feito uma "abordagem inadequada" a um rapaz. Um amigo de Renato, que é esse rapaz, recebeu "ordem de detenção" porque estaria "perturbando o sossego público" ao ouvir música numa caixa de som.
    A assessoria de gabinete do vereador comunicou:
    "Em total desrespeito às prerrogativas inerentes à sua posição, mesmo tendo se identificado como Advogado e Vereador, Renato foi levado preso ao Batalhão da Polícia Militar, em condições absolutamente desproporcionais e inadequadas com relação à sua dignidade”.
    Os policiais que participaram da ação negam que houve qualquer irregularidade na detenção e que os direitos humanos foram respeitados.
    Já o amigo de Renato Freitas, detido junto com ele, fez uma fala bem contundente contra o procedimento das autoridades. A partir de 8'10" no vídeo, ele afirma que "a gente tá numa praça branca, no centro de Curitiba e a gente escureceu a pracinha branca deles, hein?! É a política de higienismo".
    O comando do 12º Batalhão da PM divulgou uma nota na noite dessa sexta-feira. Veja um trecho:
    "Uma equipe policial foi até o local indicado para resolver pacificamente a questão e, no caminho, constatou um rapaz consumindo maconha, o qual foi abordado e encaminhado. Em seguida, a equipe chegou ao ponto denunciado e constatou o uso de uma caixa de som por um rapaz, pediu a ele que o volume fosse baixado, o qual se negou de maneira ríspida.
    Um homem que identificou-se como vereador, teria utilizado a força para retirar o equipamento das mãos do policial alegando irregularidade. Os policiais militares dialogaram com o vereador por vezes para que ele entregasse a caixa, porém sem sucesso. A situação passou a reunir pessoas e a equipe policial pediu reforço, informando ao vereador que ele incorreria em desobediência e resistência caso continuasse. Os policiais militares retomaram a caixa de som e, após a interferência do vereador na ocorrência, encaminharam ele juntamente com outros dois jovens (o que estava com droga, o proprietário da caixa de som e o vereador), todos por crimes de menor potencial ofensivo à 1ª Companhia do 12º Batalhão para lavratura de Termo Circunstanciado de Infração Penal, sendo liberados na sequência.
    O PT - Partido dos Trabalhadores - também divulgou uma nota. Veja um trecho:
    "Não é a primeira vez que o Renato Freitas sofre violência e perseguição política em Curitiba. Em 2016, ele foi preso pela Guarda Municipal (GM) enquanto panfletava para sua campanha a vereador. Em 2018, houve nova agressão da GM quando ele fazia campanha na condição de candidato a deputado estadual. No final do mesmo ano, ele foi detido pela PM na Praça do Gaúcho, quando realizava uma reunião com outros quatro jovens.
Quando se trata de jovens negros e periféricos, a abordagem da Polícia Militar e da Guarda Municipal é sempre a mesma, inflamada pela truculência e pela violência. Até quando jovens negros serão impedidos de usufruir de seus direitos? Basta!"

    Veja o vídeo, na íntegra, divulgado pelo gabinete do vereador.

(fonte: YouTube)

(IMPORTANTE: Se você tiver dificuldade para visualizar  o vídeo no celular, clique em "visualizar versão para WEB" que aparece no pé da página do Blog)