quinta-feira, 22 de julho de 2021

"A HORA DA VINGANÇA": UM JORNAL NÃO SE FAZ SÓ COM PAPEL, TINTA, TEXTOS E FOTOS

  


      Histórias de jornalistas românticos, idealistas, o cinema nos ofereceu diversas. Mas um dos melhores filmes do gênero é, com certeza, "A Hora da Vingança" (EUA, 1952), "Deadline-U.S.A" no título original. Humphrey Bogart é Ed Hutcheson, editor-chefe do "The Day" de Nova York. Além do dia a dia do jornal, ele tem que resolver questões particulares (o casamento que não deu certo...) e administrativas: As filhas da dona do negócio, a viúva Margareth Garrison - vivida por Ethel Barrymore (tia da atriz Drew Barrymore...) - querem vender o jornal para um concorrente. A mãe não quer. A bronca vai parar na Justiça.
    O filme apesar de ter quase 70 anos (!) trata de assuntos bem atuais. Em verdade temas que sempre estiveram ao redor (e sempre estarão) das pessoas: A briga pela herança de uma empresa; ganância, vaidade e todas as questões que envolvem o exercício do Jornalismo: Empresa jornalística é pra dar muito lucro ou deve ter função social? O departamento comercial deve interferir na produção de notícias? A ética na escolha dos temas e a maneira de abordá-los. Está tudo lá....ou aqui, no filme.
    O jornalista de Bogart é um sujeito idealista até a alma. Num encontro da Redação num bar (depois que a turma fica sabendo que o "The Day" vai ser vendido), está todo mundo enchendo a cara. O personagem de Bogart pega um exemplar do jornal e começa a folheá-lo, mostrando aos colegas que o público tem horóscopo, palavras cruzadas, aconselhamento sentimental, fofocas e até (até!) noticias se ele quiser...
    Como se isso tudo já não bastasse, nosso editor-chefe ainda está às voltas com uma história complicada: Ele quer fazer uma reportagem que denuncie um "cidadão de bem", que na verdade é um mafioso que domina a cidade. Esse gangster mandou espancar um repórter de Hutcheson que fazia uma matéria investigativa sobre o homem da máfia.
    Apesar de todos os percalços, Ed Hutcheson é 100% jornalista. Um dia, um repórter novato, recém-formado, o procura para pedir emprego. O editor-chefe faz um monte de perguntas pra ele e o rapaz quase não tem respostas. Mas afirma que esforço e idealismo não faltavam.
    Ao ouvir isso, Hutcheson sentenciou:
    "Seja sempre assim. Não mude seu ideal. O Jornalismo não é a profissão mais antiga, mas é a melhor".
    Agora a melhor notícia: Você pode assistir "A Hora da Vingança" de graça no YouTube com som original e legendas.