quarta-feira, 7 de julho de 2021

CASERNA SE REVOLTA CONTRA OMAR AZIZ QUE RESPONDE: "NÃO ACEITAREI INTIMIDAÇÃO"

    


    O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), durante depoimento do ex-diretor do Ministério da Saúde, Roberto Dias, que é sargento da Aeronáutica, falou:
    “Os bons das Forças Armadas devem estar muito envergonhados com algumas pessoas que hoje estão na mídia, porque fazia muito tempo, fazia muitos anos que o Brasil não via membros do lado podre das Forças Armadas envolvidos com falcatrua dentro do governo, fazia muitos anos".
    Dias acabou saindo preso da sessão porque Aziz considerou que ele "mentiu" demais. Os militares "se doeram", se acharam "ofendidos", e divulgaram uma nota:
    “O ministro de Estado da Defesa e os Comandantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira repudiam veemente as declarações do Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, Senador Omar Aziz, no dia 07 de julho de 2021, desrespeitando as Forças Armadas e generalizando esquemas de corrupção. Essa narrativa, afastada dos fatos, atinge as Forças Armadas de forma vil e leviana, tratando-se de uma acusação grave, infundada e, sobretudo, irresponsável”.
    A nota foi assinada pelo ministro da Defesa, Braga Netto, e pelos comandantes da Aeronáutica, Exército e Marinha.
    Ao tomar conhecimento da nota, Omar Aziz respondeu no Senado:
    “Membros das Forças Armadas e alguns reformados… Não se falava um ‘ai’ das FA. Hoje um sargento da aeronáutica [Roberto Dias] foi depor e foi preso, porque mentiu, foi o que pediu um dólar por vacina. O coronel Élcio [Franco, secretário executivo da pasta e aliado do general e ex-ministro Eduardo Pazuello] foi homem da Covaxin. [...] E vou afirmar aqui o que disse na CPI novamente. Podem fazer 50 notas contra mim, só não me intimidem. Porque quando estão me intimidando, presidente [Rodrigo Pacheco], e vossa excelência não falou disso, estão intimidando essa casa aqui”.
    O presidente da CPI reafirmou:
    "Não generalizei a crítica às Forças Armadas. Não ataquei os militares. Disse que a parte boa do Exército deve estar envergonhada com a pequena banda podre que mancha a história das forças armadas".