segunda-feira, 1 de novembro de 2021

"CLÁSSICO É CLÁSSICO": UM ITALIANO SONHA EM SER AMERICANO EM "UM AMERICANO EM ROMA"

    




    "Foi Colombo quem descobriu o 'american way of life'', diz uma narração logo no começo de "Um Americano em Roma" (1954). Pode não sido o navegador, descobridor da América, quem descobriu o "jeito americano", mas o personagem Nando Moriconi ( vivido por Alberto Sordi) se não "inventou", pelo menos ajudou a tornar conhecida a expressão "inglês macarrônico" falado por muitos italianos.
    Roma, começo dos anos 50: Moriconi "se acha" um americano em pele de italiano. O sonho dele é mudar para os Estados Unidos. É completamente louco por tudo o que os americanos fazem: comida, música, cinema, dança, esportes. Ele usa um boné de beisebol e tem um taco que diz "ser" de Joe DiMaggio. Lembra ainda que DiMaggio havia casado com a atriz "Maralina"...
    A comédia é uma crítica social ao pós-guerra: Europeus (no caso os italianos), querendo mudar para a América, terra onde estava o dinheiro e onde todos os sonhos poderiam se realizar. Bora lembrar que o conflito mundial não foi nos Estados Unidos, mas em sua maior parte nos países europeus que ficaram devastados e empobrecidos com as batalhas contra os alemães.
    No "delírio de virar americano", Moroconi pensa que sabe falar inglês, procura se vestir com um jovem dos Estados Unidos e arrisca passos de dança imaginando ser um Gene Kelly.
    O grande problema dele: Conseguir um visto para entrar na América. Sordi faz um típico personagem de comédias do cinema italiano: Com um comportamento histriônico, tenta de tudo pra conseguir o carimbo no passaporte. Até ameaça se jogar lá do alto do Coliseu (!) se o pedido dele não for atendido.
    Alberto Sordi (que também foi diretor e roteirista ao longo da carreira) se especializou em comédias. Começou como dublador de Oliver Hardy ( da dupla O Gordo e O Magro), logo aos 19 anos. Fez cerca de 150 filmes ao longo de 60 anos de carreira.
    O diretor foi Steno (nome artístico de Stefano Vanzina) que fez várias comédias com humor patético. Dirigiu, também, um dos maiores comediantes do cinema italiano: Antonio de Curtis, o Totó.
    O roteiro de "Um Americano em Roma" foi escrito por Steno e Ettore Scola. A produção de Dino di Laurentis e Carlo Ponti (que foi casado com Sophia Loren).
    O filme (com som original e legendado) pode ser visto de graça no YouTube.


Alberto Sordi usa muito o "inglês macarrônico"  no personagem Moriconi