quarta-feira, 3 de novembro de 2021

COVID: PROCURA-SE UM DIA DE PAZ NA TERRA

    


    As autoridades brasileiras já estariam "largando os betes" para o coronavírus? A impressão que dá é essa. Com a falsa sensação de que "tá tudo dominado", de que vencemos o vírus maldito, as flexibilizações vem chegando: No Rio foi permitido andar em locais abertos sem máscara. Em São Paulo, o distanciamento social foi abolido...Só que o vírus tá aqui, no meio de nós. E de outros tantos países.
    Quer uma prova cabal? Me informa o UOL que o número de casos da doença voltou a crescer em países da Europa (principalmente do Leste); das Américas; e na China e na Rússia. Motivos? Pouca vacinação em países mais pobres e aumento de circulação em países mais ricos (é o "afrouxamento" do protocolo).
    Os três países europeus "líderes" no número de mortes: Romênia, Bulgária e Bósnia Hergovina. Nas Américas, o Canadá apesar de ter vacinado totalmente 74% da população, enfrenta a quarta onda da covid. O México que "parecia" ter controlado a doença lá em maio, voltou a enfrentar problemas de contaminação. Mesmo depois de começar um plano de vacinação em massa a partir de agosto. Por lá são 58% de vacinados. Quer um exemplo mais perto? O Chile. O número de casos voltou a aumentar a partir de setembro. E olha que por lá 77% do povo estão vacinados.
    Na Europa rica, França, Inglaterra e Bélgica viram, agora em outubro, também aumentar a quantidade de infectados. Entre eles, casos graves. Nessas três nações foi o mesmo diagnóstico: Se sentindo "livres" da covid, afrouxaram restrições e o coronavírus voltou a atacar com raiva.
    Na China, a preocupação maior é com a região norte, onde está, por exemplo, a Mongólia. Lá teve surto da doença. As autoridades locais estão pedindo para que viagens sejam evitadas para lá e de lá para outras regiões.
    E na Rússia, onde desenvolveram, já, 4 vacinas (entre elas a Sputnik V), a situação é a mais grave e beira o descontrole. É que, mesmo investindo tanto no imunizante, só 33% da população estão vacinados. Com hospitais lotados em Moscou, os governantes pediram que os idosos fiquem em casa por pelo menos 4 meses...
    Poisintão... minha amiga/meu amigo. Esse panorama assusta qualquer vivente. É mais um alerta para as autoridades brasileiras. E bem agora começaram a liberar público nos estádios de futebol... Bola fora?
    A hora não é para brincadeira. E vai ser preciso muita responsabilidade pra "brincar o carnaval"... Já estão prometendo uma "festa aberta", sem restrições. Melhor dar um "breque" no samba. Será que não?

    Bora lembrar... Apesar de tudo isso, os médicos garantem: Só a vacina salva! É que os casos que estão surgindo agora são considerados "no máximo" graves. Mas sem necessidade de internação em UTI ou mesmo em quarto de hospital. Isso porque a vacina reduz, em muito, o risco de o paciente morrer.