terça-feira, 9 de novembro de 2021

LULA: "DORMINDO" COM O "INIMIGO" ???

   


    Que petistas e tucanos sempre se trataram como "Tom e Jerry" isso não há nenhuma dúvida. Desde os anos 90 com os sucessivos governos do PSDB em São Paulo; à nível federal nos dois governos de FHC; e nas seguidas disputas para a Presidência. Lembram da eleição Dilma x Aécio no segundo turno de 2014? O mineirinho, inconformado com a derrota, criou um "terceiro turno". O resultado a gente sabe no que deu.
    Poisintão... nessa luta entre gatos e ratos, algumas acomodações aconteceram após o desastre da eleição do inominável em 2018. Qualquer cidadão de bem desse país sabe que a única saída (e não é Paris...), é derrotar o fascismo plantado em terra brasilis. Para isso, tivemos mudanças de partidos e surgimento de novas (e antigas) candidaturas.
    As pesquisas indicam que o candidato mais forte, como não poderia deixar de ser, é Lula, do PT. Mas, pra presidir, é preciso de uma "cerimônia nupcial". Ninguém governa sem um "casamento" político. Luís Inácio namora nomes pra ser o candidato a vice-presidente. Um que está ganhando a "corrida para o altar" parece ser Geraldo Alckmin, eterno tucano, que se bandou para o PSB por causa da bronca com João Doria.
    Aí, companheiras e companheiros, me lembro do poema do genial Carlos Drummond de Andrade. A obra é chamada "Quadrilha" ( minha associação não foi proposital, por favor...mas é por causa dos versos...): "João amava Tereza que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim..."
    E sabe por que isso? Porque o jornalista Joaquim de Carvalho mostrou, num texto, que, para o "romance da política" dar certo, muita gente vai ter de "se namorar" para o Brasil sair do buraco.
    Leia:
    "Alckmin no PSB e vice de Lula, Márcio França vice de Haddad em São Paulo, apoio do PT a Freixo, do PSB, no Rio, e ao PSB em Pernambuco. Flávio Dino senador pelo PSB no Maranhão e futuro ministro. Aliança com o PSD, para que Rodrigo Pacheco continue na Presidência do Senado e Alexandre Kalil seja candidato a governador de Minas Gerais. Não é informação, é raciocínio político. Estas são algumas das peças ideais de um xadrez que derrote o fascismo no Brasil. É possível. E ainda se derrota Doria em SP. Não está distante da realidade. Mônica Bergamo informa hj que Lula teria dito a pessoas próximas que, com Alckmin vice, poderia dormir tranquilo. As conversas, por telefone ou pessoalmente, estão avançadas. Lula sonha e não dorme no ponto."