quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

"JORNALISMO NÃO É DESPESA. É INVESTIMENTO"

     


    Já disse José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni (quem eu considero, humildemente, a pessoa que mais entende de televisão no Brasil): "Jornalismo não é despesa. É investimento". Falou o homem que, com Walter Clark, Armando Nogueira e  a Alice-Maria, criaram o Jornal Nacional.
    E não é só: Com João Carlos Magaldi pensou num programa de reportagens especiais. Nascia o Globo Repórter. Junto com um time maior de craques (Borjalo, Armando Nogueira, Magaldi, Augusto Cesar Vanucci e Ronaldo Bôscoli entre outros...) Boni lançou o Fantástico. O Show da Vida nascia com uma mistura de jornalismo e entretenimento.
    Mas por que o ex-diretor-geral da Globo sempre fala que jornalismo é investimento? A dúvida existe na cabeça de muita gente: contratar pessoas, comprar equipamentos, fazer estúdios, comprar veículos...E o faturamento não é tão alto como o do futebol, de uma novela ou do BBB, só pra ficar em 3 exemplos. 
    Boni explica que o jornalismo não traz muito dinheiro (às vezes pode "empatar", às vezes pode "perder"...) mas traz o principal para qualquer empresa de comunicação: prestígio, credibilidade.
    E foi isso o que a Rede Massa (do apresentador Ratinho) ganhou ontem ao contratar Sandro Dalpícolo. O jornalista chega trazendo na mochila prestígio e credibilidade. Só ontem, a Massa teve o que toda grande empresa procura: visibilidade da marca. Por exemplo: Muita gente passou a conhecer que existe um portal chamado "Massa News" que trouxe a notícia da contratação...
    Tudo o que a Rede Massa ganhou, a RPC perdeu ao demitir o Sandro. Tremendo erro de "gestão" ao achar que "não vale a pena" pagar um salário "alto". Não há salário que pague a credibilidade que muitos profissionais trazem para uma marca. Essa pixotada deve "custar caro" para a afiliada da Globo no Paraná. E por um bom tempo...
    Agora, o que se espera do Sandro é que ele leve "uma nova luz na sala" para a Massa. Que a credibilidade que carrega sirva pra elevar o noticiário que predomina na emissora: Sangue e porrada. Da madrugada à noite.
    Competência e credibilidade o Sandro Dalpícolo tem de sobra para esse desafio.

    Obs: "Uma nova luz na sala" é o título do livro que o Sandro escreveu, em 2010, sobre os 50 anos da Rede Paranaense de Comunicação.