sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

PETRÓPOLIS: FAMÍLIA REAL BRASILEIRA SE MANIFESTA SOBRE TRAGÉDIA

   


  Até a manhã dessa sexta-feira, número de mortos na cidade era de 120 e 116 pessoas ainda estavam desaparecidas. Todas vítimas dos temporais que atingiram Petrópolis nos últimos dias. 
    A cidade não tem esse nome "apenas" em homenagem a Dom Pedro. Petrópolis nasceu dentro de uma fazenda de Dom Pedro I. O filho dele, Dom Pedro II, instalou colonos imigrantes na propriedade. Mas nunca vendeu os lotes. Resultado: Cada vez que um imóvel (nas áreas centrais do município) é vendido, o comprador deve pagar um imposto (chamado de laudêmio) de 2,5% sobre o valor da transação para ter direito à escritura. Se não recolher o tributo, não tem direito ao documento.
    Conhecido como "taxa do príncipe", o imposto beneficia a família Orleans e Bragança. O laudêmio é recolhido pela Companhia Imobiliária de Petrópolis administrada por... herdeiros da família imperial!
    Na Câmara dos Deputados tramita uma proposta de emenda à Constituição que acaba com a cobrança do laudêmio. Se for aprovada, a PEC segue para análise no Senado.
    Com o laudêmio no bolso, a família imperial se manifestou sobre a tragédia na cidade. Veja o comunicado oficial.









 


Em 1993 foi realizado um plebiscito sobre a forma e o sistema de governo no Brasil. Na consulta, o brasileiro disse NÃO à monarquia. Veja os percentuais finais de acordo com o TSE:

República: 86,60%

Presidencialismo: 69,20%

Monarquia: 13,40%

Parlamentarismo: 30,80%