terça-feira, 10 de maio de 2022

JAMIL CHADE FALA SOBRE AS PROVIDÊNCIAS CONTRA AS AMEAÇAS DE MORTE QUE ESTÁ RECEBENDO

   


      O jornalista Jamil Chade, que mora na Europa, vem recebendo ameaças de morte por causa do trabalho que faz. De acordo com ele, "nesse caso não há interpretação de texto. É violência via rede social". 
    Jamil também afirmou que esse tipo de ameaça (a jornalistas e à liberdade de imprensa) "não são casos isolados. Nos últimos meses tem acontecido de forma mais constante. E deve continuar, pelo menos, até outubro, mês das eleições."
    Outro problema: as plataformas digitais (redes sociais) não identificam alguns termos para evitar esse tipo de comentário ameaçador. Exemplos: IML e geladeira (em referência à "geladeira"de IML). 
    E como Jamil Chade pretende tratar essas ameaças? Segundo ele, "em primeiro lugar, tornei público que fui ameaçado. Mas sem identificar o agressor. Porque não quero usar contra ele a mesma arma que ele usou contra mim. De uma forma civilizada, quero que seja julgado pela justiça. Vou processar quem me ameaça. Mas não quero que essa gente seja julgada na 'selva' da internet".
    Sobre toda essa turbulência no país, o jornalista analisa que "o golpe - de que tanto se fala e que tanto se teme - na verdade já vem acontecendo agora, todo dia."