terça-feira, 10 de maio de 2022

"MARILYN", OBRA DE ANDY WARHOL, É VENDIDA POR 1 BILHÃO DE REAIS

  


      O artista plástico americano Andy Warhol (1928-1987) nunca escondeu: Sempre tratou a arte como comércio, como indústria. Isso não quer dizer que não era um profissional criativo. Pelo contrário: pintor, cineasta, fotógrafo, desenhista gráfico e dono de revista. Atuou em várias áreas.
    Era pobre e enriqueceu com a arte. Uma das fontes de renda dele era a série de telas de imagens de celebridades: Warhol fotografava - sempre que possível - a pessoa em estúdio (fazia, pelo menos, umas 50 fotos pra escolher a melhor...) e depois trabalhava a imagem como uma obra plástica. 
    De famosos (Elvis Presley, Mick Jagger, Elizabeth Taylor e até o nosso Pelé entre outros...) não há notícia de que ele tenha cobrado cachê. A pintura de Marilyn ele fez em 1964 - dois anos depois da morte da atriz. Afinal, eram - literalmente - "cartões de visita" do trabalho que realizava. Mas da turma endinheirada e vaidosa de Nova York (principalmente os yuppies do mercado financeiro e seus parentes) ele amealhou uma boa quantia de dólares com os retratos. Isso nos fins dos anos 70 e começo dos 80. Era o chamado "trabalho sob encomenda".
    Das imagens que trabalhou, uma das mais famosas (talvez a mais conhecida no planeta) seja a do rosto de Marilyn Monroe. É a tela na qual você "bate o olho" e diz: "É um Andy Warhol". Pois bem, companheiros e companheiras: A obra "Marilyn", ontem, segunda-feira, 7, foi vendida em leilão em Nova York pela quantia de 195 milhões de dólares ( o equivalente a um pouquinho mais de 1 bilhão de reais). É considerada a "peça" mais cara do século 20.
    A casa de leilões Christie's esperava até um pouco mais: 200 milhões de dólares. 
    Descontada a comissão do leiloeiro e da organização do leilão, o lucro será todo destinado à caridade: A Fundação Thomas e Doris Ammann Zurich (que promove programas de saúde e educação para crianças em todo o mundo) receberá os recursos.
    O nome do comprador não foi revelado como acontece nesses negócios.
    O título oficial da obra é: "Shot Sage Blue Marilyn" e tem as seguintes dimensões: 101,6 x 101,6cm.
    E é também chamada de "Mona Lisa Moderna".

    Se você tem interesse em saber mais sobre o "universo Warhol", uma dica está na Netflix: "Diários de Andy Warhol". Um documentário em formato de série.