quarta-feira, 4 de maio de 2022

LULA 2022: PETISTA FALA À REVISTA "TIME" SOBRE A RECONSTRUÇÃO DO BRASIL

   



   "Não tem que ter raiva. Você tem que ter paz e pensar no futuro. Eu vou construir um novo Brasil."
Com essa frase, Lula (que vai lançar oficialmente a pré-candidatura dele à Presidência, nesse sábado, 7 de maio) definiu como pretende disputar as eleições e governar o país a partir de 1º de janeiro.
    Luís Inácio conversou com a reportagem da revista americana "Time".  Também afirmou que pretende levar o Brasil aos "bons tempos" ("Good Times") do governo dele (2003 a 2010). Governo do qual o próprio Lula saiu muitíssimo bem: De acordo com pesquisa Ibope (encomendada pela Confederação Nacional da Indústria) no último mês de mandado dele no fim de 2010, o petista deixou a Presidência com 87% de aprovação e popularidade.
    Na entrevista, reconhece que vai ter muito trabalho pela frente. Exemplos:  Recuperar uma economia destroçada pela atual política neoliberal (junto com isso vem crescimento industrial, geração de empregos...) ;  investir pesada em Saúde porque o Brasil tem a segunda maior taxa mundial de mortalidade causada pela covid-19.
    Ele reafirmou à reportagem que "só é possível resolver os problemas [do Brasil] se você tiver um governo que tenha compromisso com as pessoas mais pobres." E, de acordo com Lula, dinheiro não deve ser problema para isso: "O Brasil devia 30 bilhões de dólares  e passou a ser credor do FMI porque emprestamos 15 bilhões. O Brasil não tinha um dólar de reserva internacional. O Brasil tem hoje 370 bilhões de dólares de reserva internacional. Então... em vez de perguntar o que eu vou fazer, é só olhar o que eu fiz!".
    Política externa: O pré-candidato do Partido dos Trabalhadores afirma que Putin agiu errado ao invadir a Ucrânia. "Putin não deveria ter invadido a Ucrânia. Mas os EUA e a União Europeia também têm culpa pelo conflito. Os Estados Unidos e a Europa poderiam ter dito: 'A Ucrânia não vai entrar na OTAN'. Estaria resolvido o problema".
    Sobre a eleição de 2022, Lula também disse:
    "Eu acredito na Presidência da República porque eu acredito que sou capaz de fazer mais e melhor do que eu já fiz. O que passou, passou. Eu vou construir um novo Brasil."