quinta-feira, 19 de maio de 2022

RENATO FREITAS: A CURITIBA "BRANCA E PURA" VAI CASSAR O MANDATO?

    


       A  Câmara de Vereadores é o espelho de uma cidade. Afinal, as pessoas escolhem para representá-las políticos que pensam, se comportam de uma forma parecida (ou igual!) a elas. Sendo assim, a gente vê que (não é de hoje...sempre foi dessa maneira) Curitiba é muito conservadora. Basta, portanto, observar quem forma a maioria da Câmara.
    Portanto, o futuro político do vereador Renato Freitas (PT) é bastante preocupante. Se der a "lógica", o rapaz preto, de origem pobre, da periferia, pode perder a cadeira na Câmara. 
    Por 5 votos a 2, o Conselho de Ética da "casa" já encaminhou  a cassação. Agora o plenário vai decidir. Para cassar o mandato, são necessários 20 votos dos 38 possíveis (número total de vereadores). A sessão está marcada para a uma da tarde dessa quinta-feira, 19 de maio.
    Qual o "crime" que Renato cometeu? Em fevereiro, num protesto contra o racismo, ele - e um grupo de pessoas - cometeram o "pecado" de entrar na igreja do Rosário - Santuário das Almas. Essa igreja, bom lembrar, que até 1931 se chamava "Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito", foi construída por pretos escravos no século 16.  O antigo templo foi demolido e, a partir de 1931, deu lugar a atual igreja. 
    Dito isso, é importante dizer: O padre que estava na igreja no dia em que Renato Freitas entrou lá afirmou que não foi uma invasão; que a missa já havia terminado. A própria igreja pediu para o vereador não ser punido.
    Freitas está sendo acusado pelos seus "colegas" (que "colegas", hein?!) de quebra de decoro parlamentar. O que se nota - e os vereadores que se manifestaram publicamente contra a cassação - é que a punição é muito rigorosa. Esses defendem, no máximo, uma "advertência". E lembram que a Câmara já teve casos "piores" de quebra de decoro que não foram punidos dessa maneira radical. 
    Portanto, vamos saber a partir das 13 horas de hoje, qual é a "cara" da Câmara Municipal. Democrática, justa, ou racista e conservadora. 
    A Curitiba Branca e Pura também vai mostrar a cara.
    O voto vai ser "em aberto". Não será "secreto".