quarta-feira, 18 de maio de 2022

"TEMPO": COM M. NIGHT SHYAMALAN, O TEMPO PASSA, O TEMPO VOA!

    


    Você tem muito tempo de "sobra"? Aproveita bem seus dias de folga ou as férias? Bora lembrar que a "folga ideal" para uns pode ser subir uma montanha, ir para a praia... para outros pode ser ler livros, assistir a vários filmes. 
    Difícil dizer o que é melhor. Como diz o filósofo, "depende de cada um". O que é certo é que o relógio sempre está "correndo contra nós". A cada dia, é menos tempo para aproveitar de alguma maneira. Envelhecemos. E aí...
    O "Tempo" é o nome e o tema do último filme de M. Night Shyamalan ("Old", 2021). O cineasta indiano naturalizado americano que já fez um garotinho ver gente morta, no espetacular "O Sexto Sentido" (1999), e, entre várias outras histórias, apresentou ao mundo um rapaz com 24 personalidades em "Fragmentado"(2016), agora trata das consequências da velocidade do tempo em nossa vida.
    O filme de suspense nos faz conhecer simpáticas famílias que vão passar uns dias num resort de uma ilha paradisíaca. Mas...quando essas pessoas vão conhecer uma belíssima e deserta praia (de difícil acesso...putz! os problemas estão começando!), elas descobrem uma coisa terrível: no lugar começam a envelhecer rapidamente a velocidade de 1 ano para cada meia hora. E a coisa vai ficando cada vez pior...
    Será possível "parar" esse envelhecimento acelerado? Será possível fugir dessa praia? 
    Shyamalan que gosta muito de suspense, leva, meio sem querer, a carreira de diretor numa "montanha russa". Às vezes, por cima, lá no topo, com algum filme muito bom. Outras, lá embaixo, com alguma produção que não agrada público e crítica.
    Felizmente, dessa vez, o "carrinho" dele está lá em cima. 
    E do alto dá pra ver a maravilhosa paisagem ( o filme foi rodado na República Dominicana) e a encrenca em que as pessoas se meteram. Com o tempo passando aceleradamente, resta a elas descobrirem, primeiro, como se manterem vivas. Depois, discutirem relações, visões de mundo, o que é importante na vida e o que não é. 
   Quem lidera o elenco é Gael Garcia Bernal. Mesmo sem ter caras "tão conhecidas", o restante do elenco é muito bom. Destaque para as crianças e adolescentes. Curiosidade: Uma filha de Clint Eastwood, Francesca Eastwood, faz uma ponta como recepcionista do hotel.
    M. Night Shyamalan dirigiu, roteirizou e tem uma participação pequena mas importante também atuando. 
    Na vida, pelo o que se aprende, o importante é não perder tempo. Na recepção do resort tem até uma placa bem sugestiva: "Aproveite seu tempo conosco".

    Obs: Filme visto no NOW/Claro.