De acordo com o IPEC (Ex-Ibope), 60% dos eleitores paranaenses não sabem ainda em quem votar para governador do estado. A pesquisa espontânea é aquela na qual o nome dos candidatos não é apresentado ao eleitor. Só é perguntado: "Em quem você vai votar para o governo?" Já na "estimulada", é apresentada a relação dos candidatos.
A pouco mais de um mês da escolha nas urnas eletrônicas, a grande maioria ainda não sabe dizer qual é o candidato preferido. Motivos? Desinteresse pela política (alienação)? Espera começar o horário eleitoral no rádio e na TV? Vai deixar pra decidir no dia? À espera de um fato "bombástico" que "detone" uma das candidaturas?
Bora lembrar que o horário político deixou de ser o "grande incentivador" das escolhas. Hoje as pessoas recebem "caçambadas" de informações (e de fake news!) 24 horas por dia no celular: seja pela internet, seja pelas redes sociais, seja pelo zap.
O cidadão/a cidadã não vai esperar o candidato aparecer na televisão. O dia todo ele/ela tem os "postulantes" aos cargos eletivos na telinha do telefone. Não vão ser aqueles 15.... 20 segundos, um...dois... três minutos televisivos que vão "fazer a cabeça" do povão.
Do jeito que se apresenta o cenário (na pesquisa divulgada essa semana) a corrida ao Palácio Iguaçu ainda está "aberta". Isso na consulta "espontânea". Mesmo assim, é importante dizer que o atual ocupante do governo lidera entre os que responderam esse tipo de pergunta. O IPEC perguntou a 1.200 pessoas em 57 municípios entre os dias 19 e 21 de agosto. Nível de confiança de 95%. Margem de erro de 3 pontos percentuais.
ESPONTÂNEA:
Carlos Massa Ratinho Junior (PSD): 26%
- Requião (PT): 7%
- Outros: 1%
- Branco/nulo: 6%
- Não sabe/ não respondeu: 60%