segunda-feira, 30 de outubro de 2023

TORNADO, CHUVA EM EXCESSO, SECA: MÃE NATUREZA NÃO PERDOA QUEM NÃO SE COMPORTA!

    


    Ventos de quase 220 quilômetros por hora, segundo o Simepar. Essa foi a velocidade do tornado que passou sábado por São José da Boa Vista, cidade de 6 mil habitantes no norte velho do Paraná. Ninguém ficou ferido, mas os estragos foram grandes em casas e em empresas. Um caminhão parado numa cooperativa tombou. Prejuízos, também, na área rural.
    No começo de Outubro, dia 4, outro tornado atingiu Cascavel, na região oeste do estado. Nesse caso, foram ventos entre 180 e 220 km/h. Também muitos prejuízos sem feridos.
    Será que o Paraná começa a viver uma "temporada de tornados", como já existe há muito tempo nos EUA, por exemplo?  Aqui seria no mês de outubro?
    Bora lembrar que no dia 30 de junho de 2020, os paranaenses enfrentaram outro fenômeno destruidor: Um "ciclone bomba". Causas? Como afirmam os meteorologistas e os ambientalistas, "culpa" das mudanças climáticas. Mudanças, claro, causadas pelo homem. 
    Duvida que ocorram mudanças climáticas? Veja essas manchetes dos últimos dias: "Rio Negro, Solimões, Amazonas e Madeira têm seca recorde" ... ""Entenda as causas da seca extrema da Amazônia"... "Amazônia vive seca devastadora".
    Degradação da Amazônia e aquecimento global causado pela emissão de gases de efeito estufa estão entre as principais causas do "deserto amazônico".
    E não é só! Seca no norte; tornado e... chuva em excesso no sul. Esse é o outubro mais chuvoso da história no Paraná. Rios transbordam, cidades e estradas ficam alagadas. 
    Como diria o caboclo, "parece que São Pedro derrama de balde". Por falar nisso, o Papa Francisco afirmou:
    "Deus perdoa sempre... o homem, às vezes... a Mãe Natureza nunca!"