Ministro da Articulação Política, Alexandre Padilha: "O PT precisa fazer uma avaliação profunda das eleições porque ainda não saiu do Z4". Disse isso em referência ao resultado do partido nas eleições e ao fato do PT não ter ido bem, só ter elegido um prefeito de capital. No futebol, estar no "Z4" é estar na zona de rebaixamento.
Deputada Gleisi Hoffmann, presidente do PT: "O ministro Padilha ofendeu o PT e faz graça ao abordar o resultado eleitoral. Padilha deveria focar nas articulações políticas".
Aquela "lavada de roupa" em público e sem amaciante. Bom, se Padilha falou, Gleisi precisava responder....Fato é que agora haverá, com certeza, uma série de reuniões da burocracia do partido pra tentar descobrir o tradicional "onde foi que erramos"?
Quer sugestões? Perguntem a Evandro Leitão, prefeito eleito de Fortaleza, único prefeito de capital eleito pelo Partido dos Trabalhadores. E foi no "pau da viola". Ele conquistou 50,38% dos votos. O adversário, o bozonarista André Fernandes (PL), teve 49,62% da preferência popular.
E Leitão tem dicas importantes para o alto comando do PT: Segundo ele, o partido precisa revisar suas estratégias de comunicação e fortalecer o diálogo com setores como a juventude e as igrejas para conter a ascensão da direita.
"Trabalho doméstico", o prefeito eleito vai ter bastante. A capital cearense está bastante dividida politicamente. Vai ter de buscar a paz entre os divergentes. E tem os clássicos desafios para enfrentar: Melhorias na educação, saúde e segurança.
Depois das farpas trocadas, Gleisi e Padilha poderiam chamar Leitão para uma conversa. Ele pode ajudar o partido a se articular melhor para 2026.