"O futebol é uma caixinha de surpresas", a frase do jornalista e radialista brasileiro Benjamin Wright (1920-2000), pai do ex-árbitro José Roberto Wright, vale até hoje e, pelo jeito, vai valer por muuuuiiito tempo. "Enquanto o futebol ainda for futebol", diria eu, esse vosso humilde escriba.
"Caixinha de surpresas" foi esse Mundial de Clubes da FIFA, o primeiro com esse formato, o primeiro com uma quantidade de 32 times de todos os continentes. Sendo quatro equipes do Brasil. Poisintão...não é que o poderoso PSG (que acabara de conquistar a Liga dos Campeões da Europa, humilhando a Inter de Milão com um "sonoro" - como diria o velho radialista... 5 a 0), tomou um baile do Chelsea e perdeu o Mundial por 3 a 0? E olha que o time inglês amassou e poderia ter vencido por 4.... 5 a 0, sem susto.
O resultado final surpreendeu, também, pela campanha quase perfeita da equipe francesa. O único tropeço, curiosamente, na fase de grupos, foi para o Botafogo: 1 a 0. Nas oitavas, passou por cima do Inter de Miami, do Messi, metendo 4 a 0 no primeiro tempo. Nas quartas, enfrentou o gigante Bayern de Munique e sapecou um 2 a 0. Na semi, derrubou mais um time enorme: o Real Madrid. Os espanhóis caíram de 4... a 0.
Já o Chelsea, que não estava entre os favoritos para o título, teve a seguinte campanha: Venceu o Eperánce e o Los Angeles FC. Mas a única derrota, na fase de grupos, veio, curiosamente, também para um brasileiro: o Flamengo carcou 3 a 1 no clube inglês. Depois vieram os mata-matas: Na prorrogação, depois de um jogo duro com o Benfica no tempo normal, goleou por 4 a 1, com 3 gols no tempo-extra. Outra curiosidade: Nas fases seguintes, dois brazucas cruzaram na frente da equipe inglesa e se deram mal. Primeiro, o Palmeiras que tomou um 2 a 1. Depois foi a vez do Fluminense: O time brasileiro levou dois gols de João Pedro (ex-jogador da equipe carioca...) e também ficou pelo caminho com um 2 a 0.
Depois de todos esses "embates", Chelsea e PSG chegaram à grande final. Os franceses eram favoritos. Mas foram surpreendidos pelos ingleses.
E nesse Mundial de Clubes cabe, pra terminar, outro ditado do mundo dos boleiros:
"O cemitério do futebol está cheio de favoritos!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.