quarta-feira, 6 de agosto de 2025

"DAMA POR UM DIA": FRANK CAPRA E A BUSCA INCANSÁVEL PARA PROVAR QUE A FELICIDADE EXISTE

                                                             

O gangster bonzinho e a velhinha pobre


       Como ajudar um país a sair da depressão psicológica 4 anos depois da grande depressão econômica de 1929 que levou muita gente à falência, a perder tudo e a enfrentar doenças psiquiátricas por cauda do enorme buraco que se formou na vida da população? Com a ajuda do cinema!
    Foi o que fez um dos maiores diretores de todos os tempos que tinha um perfil particular e bem característico: Suas obras eram carregadas de humanismo, de otimismo nas relações sociais, de um idealismo sem comparação, sempre focando no homem comum, a esperança de uma nação. 
    Esse diretor? Frank Capra! Ele criou um conto de fadas com "Dama por um Dia" (1933). É a história de uma velhinha simpática que enfrenta a miséria vendendo maçãs no centro de Nova York. Seu nome: Apple Annie, interpretada pela excepcional May Robson. 
    Um dos seus clientes é o gangster Dave, the Dude (Warren William, também muito bom!). Supersticioso, o mafioso só fecha um negócio depois de comprar uma maçã da senhorinha. Mas a mulher está sumida, na deprê. Motivo: A filha dela - que mora na Espanha - está para voltar aos EUA e anunciar o casamento com o filho de um conde. Problema: A moça não sabe que a mãe está na pobreza. 
    Dude finalmente a encontra. Daí sai o acordo: Ele consegue, finalmente uma maçã e - em troca - por ser milionário - a transforma numa dama enquanto a filha está na cidade com o noivo e o sogro, o conde.
    A transformação de Annie conta com a ajuda de duas pessoas próximas do gangster: Missouri Martin (Glenda Farrel), dona de um cabaré que a torna uma lady, e o juiz Blake (Guy Kibbee), que se apresenta como o marido de Annie. Ainda: Um amigo de Dude cede um apartamento para a dama mentir que é dela. 
    Em toda essa "trama" não há maldade. Num filme de Capra nem poderia. Só a vontade de ajudar uma pessoa a ter, pelo menos,  um dia de felicidade numa vida tão sofrida.
    Aqui, bandidos agem como gente boa. Até que o gangster é bem solidário... Políticos e policiais só querem o bem de Apple Annie e da família dela.
    Mais um filme de Frank Capra no qual a felicidade não se compra, mas se consegue, se conquista, com a ajuda de outras pessoas.
    Dama por um Dia concorreu a 4 Oscars : Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Adaptado. Não ganhou nenhum. Que ganhou foram milhares de espectadores que saíam dos cinemas com a esperança renovada de uma vida melhor.

                                        

Mãe e filha em busca de um final feliz na luta contra a depressão econômica


* O filme está disponível DE GRAÇA no YouTube.