Lula convidou ministros do STF e o PGR, Paulo Gonet, para um jantar nessa quinta-feira. Principal prato servido: As sanções de "Tramp" contra o ministro Alexandre de Moraes. O presidente da República colocou a AGU (Advocacia-Geral da União) à disposição para representar Xandão na justiça dos EUA.
O magistrado agradeceu, mas, segundo quem esteve/acompanhou o jantar, dispensou a ajuda. Por enquanto...
A principal contestação seria a sanção financeira aplicada pelo déspota da Casa Branca. Ao agradecer, Moraes afirmou que não pretende "estabelecer relação com os Estados Unidos".
Ou seja: Não pretende visitar a Disney: não pretende morar no país do Tio Sam; não pretende mandar os filhos pra estudar por lá.
Nem todos os ministros da suprema corte foram ao jantar. Estiveram presentes: Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Edson Fachin, Flávio Dino, Gilmar Mendes e Roberto Barroso (presidente do STF).
Ausentes: André Mendonça, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Kassio Nunes Marques e Luiz Fux.
Repasso as teorias da conspiração levantada por "especialistas": Kassio (com K!) e Mendonça foram indicados por Bozonaro (PL); Luiz Fux não tem (digamos) concordado com as decisões da Primeira Turma do STF contra Bozo; Quanto a Cármen e Dias Toffoli, não achei informação nenhuma.
Também não faço a menor ideia...
Não vou chutar. Não vou com achismo. Sou jornalista . Não tenho bola de cristal.