O Coritiba conquista o campeonato brasileiro. Da Série B. Já havia conseguido o acesso para a Série A com um rodada de antecedência. Nesse domingo, em Manaus, venceu o Amazonas (o empate bastava...) por dois a um. Sebástian Gómez e Iury Castilho anotaram os tentos (como diria o velho radialista...) para o Coxa.
Em 38 jogos, o Coritiba venceu 19, empatou 11 e perdeu 8. Marcou 39 gols e sofreu 23. Saldo de 16. Teve a defesa que menos sofreu gols no campeonato.
O Coxa foi campeão no estilo Mozart. Onde o melhor ataque é a defesa... O técnico se preocupa, primeiro, em não levar gol. Depois, em marcar. Uma zaga segura. E isso quase mata do coração a torcida. O time, muitas vezes, faz um a zero e fica cozinhando o galo, tocando a bola pra lá, pra cá, recuando para o goleiro...
O importante pra quem disputa a série B é conseguir uma das vagas para a primeira divisão. Isso é o que deve ser comemorado. Mas já que no regulamento existe a disputa do título, por que não festejar esse campeonato? Portanto, o Coritiba é tricampeão da Série B: 2007, 2010 e 2025.
Nesse domingo também subiram o Athletico, a Chapecoense e o Remo.
