segunda-feira, 24 de novembro de 2025

LUTO NA MÚSICA: MORRE JIMMY CLIFF

                                              



      Jimmy Cliff morreu, aos 81 anos, por causa de complicações de uma pneumonia. A informação foi dada, nessa segunda-feira, pela mulher dele, Latifa, via redes sociais. Considerado um dos ícones do reggae, arrisco a dizer que está ombro a ombro com Bob Marley.
    Cliff nasceu em Saint James, na Jamaica, em 1944. Começou a cantar aos 14 anos e lançou mais de 30 discos. Em toda a carreira artística empilhou uma série de sucessos. Entre eles: "I Can See Clearly Now", "You Can Get It If You Really Want", "Wonderful World", "Beautiful People" e "The Harder They Come".
     O primeiro disco internacional foi "Hard Road to Travel", em 1967. Ganhou dois prêmios Grammy para álbum de reggae: Em 1985 e em 2012. Esse último, "Rebirth", entrou para a lista dos "50 Melhores Álbuns de 2012" da revista Rolling Stone.
    Boa viagem, Jimmy. Dê um abraço em Jah!


    
(fonte: YouTube)

"I Can See Clearly Now" faz parte da trilha do filme "Jamaica Abaixo de Zero" (1993). No vídeo tem imagens da produção, dirigida por Jon Turteltaub, uma comédia da Disney, baseada na participação da Jamaica nos Jogos Olímpicos de Inverno do Canadá em 1988.

* Jah é Deus no rastafarianismo, uma das religiões da Jamaica.