quarta-feira, 5 de novembro de 2025

NOVA YORK: UM PREFEITO SOCIALISTA (SOCIALISTA!) VAI DIRIGIR A CIDADE MAIS CAPITALISTA DO MUNDO!

   



     Ele tem 34 anos, é muçulmano, socialista assumido (salve, camarada!), deputado estadual em segundo mandato, sem experiência administrativa. É africano de nascimento, veio ao mundo em Campala, Uganda, em 18 de outubro de 1991.  Faz parte do Partido Democrata e dos Socialistas Democráticos da América. 
    Zohran Kwame Mamdani foi eleito nessa terça-feira, 4 de novembro, prefeito da cidade de Nova York. Era uma "eleição improvável". É o "azarão" que derrotou o ex-governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo. Aliás, derrotou-o duas vezes: Nas primárias do partido e no voto na eleição. Cuomo concorreu como candidato independente.
    Nova York, a partir de hoje a "RED" Big Apple, tem  quase 8,5 milhões de habitantes. É a cidade mais capitalista do mundo. Tem 450 milionários por quilômetro quadrado. Tem quase 1 milhão de judeus e vai ser comandada por um muçulmano que diz ser anti-Israel.
    O orçamento da cidade é de 112 bilhões de reais, quase 5 vezes o de São Paulo.
    Mandani é formado pelo Bowdon College, no Maine, como bacharel em estudos africanos. O pai dele, Mahmood Mamdani,  é professor de estudos pós-coloniais na Universidade Columbia. A mãe, Mira Nair, é diretora de cinema indo-americana. Vai ver que é daí que vem o gosto do prefeito eleito pelas artes. Antes de ser político já músico de hip hop.

                         A REDE SOCIAL AJUDOU, MAS...

    Jovem e carismático. Mamdani soube usar (muito bem!) as redes sociais para a campanha. Com ele em várias situações do cotidiano em vídeos ágeis (antigamente se dizia "edição MTV". Hoje os jovens nem sabem mais o que é MTV...), curtos e muito bem editados, chegou fácil ao público jovem: 47% de entrevistados de até 30 anos que se declaram eleitores do Partido Democrata, afirmaram ser mais simpáticos aos palestinos do que aos israelenses.
    Mas não foi só a rede social que o empurrou para a vitória. Segundo jornais americanos, ele foi bem em debates e na campanha  nas ruas. Formou um exército de apoiadores com 90 mil voluntários.

                              "COMUNISTA!"

    Do poderoso chefão da Casa Branca, Donald Duck Tramp, não poderia se esperar palavras diferentes. Filiado ao partido Republicano, o Laranjão afirmou, em tom de galhofa: "Eu sou mais bonito que ele". E ainda: "É um comunista lunático". O Agente Laranja sentiu... se partiu pra agressão verbal é porque sentiu o golpe...
    Óbvio que ainda é muito cedo para fazer uma avaliação assim (mesmo porque a política tem muitas estradas que nem sempre levam para o mesmo destino...), mas seria Mamdani a renovação que o partido Democrata precisa para concorrer à Casa Branca? Ele tem cidadania ugandense-norte-americana. Não sei se isso é suficiente. A Constituição manda ser norte-americano "nato". Desconheço se há uma brecha na lei....
    Mas...já pensou? Um muçulmano socialista presidente dos Estados Unidos da América...
    By the way.... a distância entre a prefeitura de Nova York e a Casa Branca é de 360 quilômetros.