segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

UMA INICIATIVA PARA QUE O MUNDO TENHA UM JORNALISMO CIENTÍFICO

    Previsão do tempo "feita" por jornalistas bonitinhas/bonitinhos, engraçadinhas/engraçadinhos. Mas esse povo SEM FORMAÇÃO naquilo que falam todo dia. Pouquíssimos são meteorologistas. A Laura Ferreira, da BAND, é uma dessas pessoas com formação específica.
    Meteorologia (assim como qualquer outro assunto científico) não pode ser tratado como "horóscopo" no Jornalismo. Pra tentar melhorar esse "quadro", existe a Sciline. É o que informa o site PODER 360. A reportagem lembra que, jornalistas que não se especializaram em uma determinada área,  podem não entender a ciência do assunto do qual estão escrevendo. Aí a confusão está armada e o leitor/telespectador/ouvinte vai ficar é "boiando"...
    A Sciline é uma organização sem fins lucrativos, não governamental, para melhorar a qualidade do jornalismo científico. Como faz isso? Simplificando o contato entre repórteres e especialistas em várias áreas do conhecimento.
    Nos EUA, pelo menos, veículos de comunicação como "The New York Times", "National Geographic" e "Newsweek, "vestiram as sandálias da humildade" e procuraram a Sciline pra pedir auxílio.

                                                             

TÃO PERIGOSO QUANTO UMA EXPERIÊNCIA "ERRADA", É UM JORNALISTA MAL PREPARADO






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.