sexta-feira, 12 de abril de 2019

MODELO DE PREVIDÊNCIA CHILENA NO BRASIL? "SERIA LOUCURA", AFIRMA ESPECIALISTA

    Todo mundo sabe que Jair, Guedes & Seus Asseclas querem implantar um sistema de Previdência no Brasil que "copia" o modelão do Chile, criado na época do ditador sanguinário Pinochet. Poizintão....a ideia básica é: governo e empresas param de contribuir e quem "contribui" é só o trabalhador que vai ter uma "conta própria". Guedes quer criar a chamada "capitalização". Em verdade seria "privatização" com a entrega desse patrimônio do povo que contribui para o INSS para os bancos privados que salivam por mais dinheiro...
    Isto posto, meu nobre, o que tenho a dizer: o professor da Universidade do Chile e consultor do Instituto Igualdad, Andras Uthoff, ouvido pelo site "Cata Maior", criticou a proposta:
    "Apesar dos subsídios estatais, 80% das aposentadorias pagas no Chile estão abaixo do salário mínimo e 44% estão abaixo da linha da pobreza. O sistema fracassou e seria uma completa loucura implementá-lo no Brasil.(...) O sistema de capitalização tem levado multidões às ruas, pois empobrece idosos e nega direitos, enquanto é extremamente rentável às Administradoras de Fundos de Pensão (AFP).(...) Em primeiro lugar, o modelo de Previdência do Chile é difícil de copiar, pois é um modelo que se implementa em ditaduras. Se não está numa ditadura, é muito difícil impor algo desse tipo. E eu, sinceramente, não quero e nem recomendo ao Brasil o retorno à ditadura. Em segundo lugar, também venderam muitas promessas ao povo chileno. O trabalhador receberia 70% de seu salário, algo que nunca aconteceu. É um sistema que se baseia em ilusões. Guedes pode dizer o que quiser e terá 30 anos, pelo menos, para que não seja desmentido. Mas eu posso te assegurar que não será como ele disse".







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.