segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

QUANDO VOCÊ TEM UM IRMÃO QUE ESTAVA NA CHINA SITIADA PELO CORONAVÍRUS (2)

 

 O Coronavírus foi divulgado, "oficialmente", dia 20 de janeiro. Meu irmão, minha cunhada e minha sobrinha já estavam há 3 dias na China. Todo mundo sabe que foi um espanto mundial. Até a divulgação do vírus, a vida seguia seu rumo normal pelo transporte público que é eficiente e barato.
    Essa é a série "A CHINA QUE EU VI" - episódio 2

    Transporte: Rápido, eficiente, barato. O metrô de Pequim e Xangai são muito bem organizados, limpos, com placas em mandarim e inglês. Fácil de se orientar. O preço é baixo. Paga-se por trecho. O valor máximo é 5 yuans (3 reais) mas pode ser menor, se você for fazer uma viagem curta. O ônibus tem um preço ridículo: 1 a 2 yuans (0,6 a 1,2 reais). 
    Os trens balas são mais caros. O trecho de 1200 quilômetros de Pequim a Hangzhou custou 320 reais. Foi mais rápido que avião. Não tem Uber, tem Didi. Uma corrida até o aeroporto, uns 20 quilômetros, deu cerca de 50 reais. O taxi é por aí. Um detalhe: em todas as entradas das estações de metrô ficam guardas de plantão operando aquelas maquinas de raios X igual de aeroportos. Só se pode entrar no metrô após passar sacolas pelo raio X e eles te revistarem com aquele equipamento que parece uma raquete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.