quarta-feira, 26 de agosto de 2020

O POVO NA "M" E GOVERNO DO PARANÁ AUMENTA TARIFA DE ESGOTO E ÁGUA

    

    O povão (de toda essa Terra que é redonda...) enfrenta uma das piores pragas da história da humanidade e, óbvio, todo mundo sabe do que se trata: o coronavírus. Não bastasse isso, no Paraná, em particular, a população sofre com uma terrível estiagem por falta de chuva. São Pedro bem que poderia colaborar e abrir a torneira mais um pouquinho...
    Junto com a pandemia vieram vários problemas sociais: desemprego (ou seja, queda de renda das famílias), distanciamento social (muito mais gente em casa, consumindo muito mais água...), queda de faturamento dos pequenos negócios ( sim! e tem aqueles que não tiveram nenhum faturamento nesses quase 6 meses e que, por isso, fecharam as portas...). Ou seja, há quase meio ano o povo só tem tomado na cabeça. Pra piorar, aqui no sul tivemos, em 30 de junho, o "ciclone bomba" que destruiu casas, empresas, causando ainda mais prejuízos.
    Com esse quadro de desgraças, o que esperar do governo do Paraná? Tudo, menos aumentar em 10% o valor da tarifa da água e esgoto. Será que o governador Ratinho Junior vive numa bolha em vez de trabalhar no Palácio Iguaçu? Onde está a sensibilidade do administrador público? Pode haver "razão técnica" para o reajuste. Mas em primeiro lugar, deve vir a "razão social" (não o "social" em referência aos ricos, mas em referência aos pobres...). 
    Por que não "segurar" mais um pouco o reajuste? Empresa pública é feita para atender ao público (seu MAIOR acionista) e não para dar lucro. Sim! Precisa faturar o suficiente pra se manter "no azul", mas há que se pensar, em primeiro lugar, no bem estar da população.
    E por que um aumento de 10%? Vamos aos números: Segundo o IBGE (portanto um órgão oficial do governo federal), a taxa de inflação dos últimos 12 meses (de julho de 2019 a julho de 2020) ficou em...2,31%. Bem abaixo dos 10%, né, governador?!
    O povo na "M" e o governo do estado decide cobrar mais pela água, um bem natural e o mais precioso para a humanidade. Pode faltar luz (na verdade, não pode...), mas faltar água e dar uma "facada" dessa nas costas dos pobres é inaceitável.
    Espera-se que Ratinho Junior tenha o mínimo de bom senso (e de sensibilidade com os miseráveis) e revogue esse reajuste.