sábado, 19 de setembro de 2020

"INTRIGAS DE ESTADO": SÓ O JORNALISMO INVESTIGATIVO SALVA!

  

CROWE E McADAMS NA REDAÇÃO: JORNALISMO É SÓ PARA OS PROFISSIONAIS


      O Jornalismo sempre rendeu bons roteiros para o cinema. Maior exemplo é "Todos os Homens do Presidente" (1976), que trata do caso Watergate envolvendo o presidente Richard Nixon. A "espetacularização" da notícia também já apareceu algumas vezes em forma de crítica. A gente vê isso em "A Montanha dos 7 Abutres" (1951). 
    Mas a clássica história de jornalistas investigando um fato volta a aparecer em "Intrigas de Estado" (EUA, 2009). O resumo: Ben Affleck (com aquele jeitão canastrão dele...) faz Stephen Collins, audacioso/ambicioso congressista. Quando a assistente dele morre de forma trágica, o veterano repórter Cal McAffrey (Russel Crowe) assume a investigação da história. Ao lado dele, a jovem parceira de Redação, Della Frye, vivida por Rachel McAdams. Dá pra adiantar que rola uma grande conspiração política que envolve a segurança nacional.
    O filme dirigido por Kevin MacDonald traz figuras caricatas como o político engomadinho (Affleck), o jornalista gorducho de cabelo desgrenhado que mora num apê bagunçado e dirige um carro velho (Crowe) e a repórter iniciante - bem poliana - McAdams. Os periodistas trabalham no jornal "Washington Globe".
    Esse trio dá sustentação às 2h07min de produção recheada ainda com um bom elenco: Helen Mirren, Robin Wright, Jason Bateman, Jeff Daniels e Viola Davis.
    O desenvolvimento do roteiro é interessante - com algumas reviravoltas tão esperadas numa película assim - mas o que chama a atenção é que há um "grande debate", também, sobre a situação do Jornalismo. Já em 2009 (ano de realização, ou seja há 11 anos), já se discutia a perda de espaço do jornalismo investigativo. Lá pelas tantas o personagem de Crowe diz: "Ninguém mais quase lê jornais....mas o que importa é que ainda existem pessoas que se preocupam que a verdade seja publicada". 
    Também há uma dúvida sobre o futuro da profissão: Estará o jornalismo de reportagens bem checadas, investigadas, especiais, perdendo espaço - definitivamente - para os textos rápidos dos blogs?
    Curiosidade: Rachel McAdams se não fosse atriz, poderia ser....jornalista! A gente não sabe se ela gostaria, mas já fez papel de repórter outras duas vezes: Em "Uma Manhã Gloriosa" (2010) e em "Spotlight - Segredos Revelados" (2016).
    Disponível na Netflix.
    Fica a dica!