segunda-feira, 5 de outubro de 2020

O PETRÓLEO É NOSSO! A PETROBRAS É NOSSA!

                                            

     “A Petrobras é símbolo da defesa da soberania porque é uma empresa que nasceu por responsabilidade do povo brasileiro que teve coragem de dizer que o Brasil tinha petróleo. E acabou se tornando uma empresa que tem capacidade e conhecimento tecnológico como nenhuma outra empresa no mundo”.
                               
                                           Lula, ex-presidente

    “Essas políticas de privatização evidenciam que, subordinado ao liberalismo e subserviente aos interesses dos EUA, esse governo age deliberadamente para desnacionalizar nossas riquezas. Tudo isso é uma traição ao Brasil e ao nosso povo.[...] O futuro do Brasil será tão mais desastroso quanto mais impunemente se Bolsonaro continuar agindo contra a Petrobras”.
                              
                      Dilma Rousseff, ex-presidente



       Os dois ex-presidentes petistas participaram de um ato, pela internet, nesse sábado, dia 3, chamado  “Em Defesa da Soberania Nacional e Pelo Povo Brasileiro”. O assunto ganhou destaque depois que o STF autorizou a liberação da venda de refinarias da Petrobras por parte do governo sem aval do Congresso.
    A empresa acabou de completar 67 anos dia 3 de outubro. Foi criada no governo de Getúlio Vargas. Representava o "grito de independência" do país na área de combustíveis. O escritor Monteiro Lobato, nacionalista, foi um dos maiores defensores da ideia do petróleo ficar nas mãos dos brasileiros.
    Na era FHC, o governo meio que "se assanhou" para privatizar ou "abrir o mercado" da área para companhias particulares. Em agosto de 1997, foi sancionada a lei que permitiu à empresas nacionais e estrangeiras fazerem, também, o trabalho de exploração, produção, refino e transporte de petróleo no Brasil.
    E um "gênio" da equipe econômica do então governo do PSDB teve a infeliz ideia de sugerir a mudança do nome da empresa de PETROBRAS para "PETROBRAX".  A justificativa era a de que seria um nome mais "internacional", mais fácil de se entender em outros países. Ainda bem que, pessoas de bem e de bom senso, não levaram adiante essa maluquice...