domingo, 6 de dezembro de 2020

CAROL DARTORA, PRIMEIRA NEGRA ELEITA VEREADORA EM CURITIBA, RECEBE AMEAÇA DE MORTE, MAS AFIRMA: "NÃO SEREI A PRÓXIMA MARIELLE"

   


     Carol Dartora, 37 anos, historiadora formada pela Universidade Federal do Paraná, doutoranda em Educação, militante de causas populares e ativista feminista, foi eleita vereadora em novembro com 8.874 votos pelo Partido dos Trabalhadores. 
     Em janeiro, toma posse como a primeira vereadora negra da capital paranaense. Mas, segundo Carol, ela recebeu um e-mail de um homem chamado Ricardo Wagner Arouxa, que diz ser do Rio de Janeiro, com ameaça de morte e ofensas racistas. Carol divulgou a mensagem e disse que reforçou a segurança pessoal, está pensando de trocar de endereço, e já fez a denúncia à polícia.
    A vereadora eleita desabafou: "Ele ameaçou me matar, mas não vou me intimidar. Vamos ocupar todos os espaços. E eu não quero ser a próxima Marielle e não serei!" Isso em referência à vereadora carioca do PSOL, Marielle Franco, assassinada por matadores de aluguel em 14 de março de 2018 no Rio de Janeiro. Os criminosos também mataram o motorista dela,  Anderson  Gomes. A investigação sobre esse duplo assassinato está patinando...
    Veja o e-mail que Carol Dartora afirmou ter recebido:

    

Para a próxima legislatura que começa em janeiro de 2021, os curitibanos elegeram três vereadores negros. Além de Carol, também foram eleitos o atual vereador Herivelto Oliveira (Cidadania) e Renato Freitas (PT).