quarta-feira, 25 de agosto de 2021

FOTÓGRAFA BOUSHRA ALMUTAWAKE AFIRMA: "NEM TODA MULHER QUE USA VÉU É OPRIMIDA"

    


    A imagem da mulher com a filha e a boneca passando por uma "transformação" com véus muçulmanos não é de agora. É de 2010. Ou seja, tem 11 anos. A montagem (de 9 imagens) viralizou nas redes sociais desde que o talibã retomou o comando do Afeganistão.
    Me informa o BBC News Brasil que o trabalho de montagem de fotos é da fotógrafa iemita Boushra Almutawake. Ela é considerada uma defensora dos direitos da mulher. Para o portal ela disse que se sentiu "surpresa" com a repercussão e que a intenção dela, na verdade, é criticar a misoginia patriarcal "que  não é encontrado apenas no mundo árabe e muçulmano, mas em toda a parte".
    Nas palavras da fotógrafa:
     "Não sou contra o hijab [véu]. Se fosse assim, teria aberto a série com uma mulher de biquíni. Mas onde está escrito que uma menina de 5 anos deve cobrir o cabelo?
É como se a cultura fosse muito mais forte do que a religião. Há muitas coisas maravilhosas em nossa cultura, mas a parte misógina, a parte extremista, de cobrir completamente as mulheres, escondê-las, usá-las como propriedade, não faz parte do Islã."  
Sobre o uso das fotos - que muita gente está fazendo - como crítica ao Islã, ela diz:
 "É definitivamente um uso indevido e uma deturpação, porque a série "Mãe, Filha e Boneca" faz parte do meu trabalho como muçulmana, como árabe, como mulher iemenita usando o hijab..[...] Algumas pessoas no Ocidente veem uma mulher com véu e imediatamente presumem que ela está oprimida e precisa ser salva. Mas nem todas as mulheres que usam hijab são oprimidas. E não estou falando pelas mulheres afegãs. [...] Elas podem falar por si próprias. Eu acredito que as pessoas devem escutar, e não falar em nome dos outros."
    E disse mais:

"O Ocidente não precisa nos salvar. De todo modo, o Ocidente nos destruiu. O Talebã foi criado pelos Estados Unidos para que pudessem lutar contra os soviéticos. E eles deixaram o Talebã para o povo afegão. Quem precisa deles? Que tipo de mundo é esse? Eu gostaria que o Ocidente ficasse fora de nossos países, incluindo o meu. Eles destruíram o Oriente Médio em todos os aspectos."


Boushra Almutawakel nasceu no Iêmen em 1969 e fez Universidade nos EUA. Hoje mora em Dubai.