segunda-feira, 13 de setembro de 2021

ADELE SOFRE PROCESSO: ADVOGADOS AFIRMAM QUE ELA PLAGIOU SUCESSO DE MARTINHO DA VILA

    


    Quem afirma são os peritos que analisaram a música "Million Years Ago", da cantora britânica: 88 compassos foram copiados. Eles representam 87% da canção de Adele. O autor da música "Mulheres" (gravada por Martinho da Vila em 1995), o mineiro Toninho Gerais, se disse "estarrecido":
    "A melodia e a harmonia são iguais. É uma cópia descarada".
    O processo foi a última alternativa. Duas notificações extrajudiciais foram envidas à Adele e a Greg Kurstin (outro compositor da faixa), que já tem 15 Grammys, um Globo de Ouro, um Oscar e um fortuna aproximada de 200 milhões de dólares.
    O grupo  Sony Music e a gravadora Beggars Group também já foram notificados. De acordo com a ação, houve apropriação "das primeiras notas da introdução, refrão e final".
    O advogado Fredímio Biasotto Trotta afirmou: "Nossa intenção era tentar um acordo, mas, diante do silêncio, recorremos à Justiça."
    Confira as duas músicas. "Mulheres", cantada por Martinho da Vila; e "Million Years Ago", interpretada por Adele. 

    
(fonte: YouTube)


(fonte: YouTube)

Com informações das revistas Fórum e Veja.

Outro caso que ganhou manchetes internacionais, também envolvendo um brasileiro, foi na década de 70: Em 1976, o cantor e compositor Jorge Ben Jor lançou "Taj Mahal", um sucesso bem dançante. Apenas dois anos depois, o escocês Rod Stewart compôs e gravou "Do Ya Think I'm Sexy?", um sucesso mundial com um embalo Disco, típico daquela época.
Ao ouvir a música, Ben Jor não teve dúvida: Meteu um processo no gringo porque o refrão (aquele do "Tê-tê-rê-tê- tê- te-tê-tê-rê-tê-tê ") era idêntico nas duas obras. 
Rod admitiu o plágio. Mas disse que foi "involuntário". Na justificativa dele, afirmou que passou um carnaval no Rio de Janeiro e que a música tocava sem parar. A melodia ficou "grudada na mente" do escocês e, ao fazer "Do Ya Think" acabou sendo "traído pela memória". 
Mas não é só isso. Rod Stewart, mesmo errado, "jogou pra galera": Ele disse que pagaria o processo para Ben Jor, mas propôs que o dinheiro fosse doado para o Unicef. Talvez constrangido pela "iniciativa" do artista estrangeiro, o brasileiro aceitou o acordo. O que ele poderia ter feito era dizer: "Prefiro que você me pague e eu faço a doação para uma instituição social do Brasil, onde criança sofrendo é o que mais tem".
Mas... consta que Jorge Ben Jor, nessa negociação, teria ficado com os direitos de "Do Ya Think I'm Sexy?"

Com informações da revista "Aventuras na História" e do portal "Unieducar".

Abaixo, "Taj Mahal", de Ben Jor:

(fonte: YouTube)

E "Do Ya Think I'm Sexy?", de Rod Stewart

(fonte: YouTube)

DICA: Se você tiver dificuldade para ver os vídeos no celular, basta clicar em "Visualizar versão para a web" que aparece ao pé da página do blog.