quarta-feira, 27 de outubro de 2021

CPI DA COVID: COMO "SERÃO NOSSAS VIDAS" SEM HEINZE, GIRÃO, MARCOS ROGÉRIO E O "TIO" OTTO?

        


   O procurador-geral da República, Augusto Aras, recebeu o relatório final da CPI da Covid-19. Foram 80 indiciamentos: 78 pessoas e 2 empresas. Aras promete "botar o pé no acelerador" e avançar nas investigações. 
    A CPI não chamou o ministro  general Braga Netto pra depor nem colocou, oficialmente, o carimbo de "genocida" na testa do Messias. Mas...o relatório pede que ele seja responsabilizado e investigado por dez crimes. Tem gente que acha que "foi pouco". Mas sabemos que, por se tratar de uma comissão política, até que eles fizeram "o que deu". Quer um exemplo mais claro: O senador negacionista Luiz Carlos Heinze foi indiciado "em cima da hora" (a pedido do colega Alessandro Vieira) , quase na votação do relatório, e depois teve o nome retirado do documento por pressão da extrema-direita. Ele foi "poupado" pelos colegas? Foi! É corporativismo? É!
    Poisintão.... "puristas" dirão que a CPI "pisou na bola". Deu uma pisadinha. Verdade. Mas se não fosse a Comissão, não saberíamos nem 1/3 de tudo o que era "negociado" nos bastidores para a compra (ou a "não compra") de vacinas. Não conheceríamos tantos picaretas que não têm nada a ver com a área de saúde falando em nome do Ministério da Saúde. Nesses seis meses de sessões, aconteceu um desfile de depoimentos chocantes, revoltantes...Tem gente que deveria ter ido depor e não foi convocado. Mas teve quem foi depor e foi desmascarado pelos senadores. O trabalho da CPI também mostrou o "modus" nada "operandi" da Prevent Senior, plano de saúde que recebeu uma enxurrada de denúncias...
    Em clima de "fim de feira", vamos ficando já com "saudade" de alguns personagens. Do "Quadrado Mágico" do negacionismo (Heinze, Jorginho, Marcos Rogério e Girão).  A tarefa deles era desacreditar todo argumento que fosse científico e pregar o uso do tratamento precoce. O mais exaltado sempre foi Heinze. Até no último dia ele "caiu atirando" defendendo que havia mais de 200 estudos que "comprovam" a eficácia da cloroquina, mas que os colegas da CPI não deixaram ele apresentar esses estudos... Outra missão hercúlea deles foi defender o indefensável: O governo do Messias... Marcos Rogério ainda se destacou com a voz e  jeitão de "cantor de churrascaria de beira de estrada". O "galã popular..."
    No "quesito artes" também ficará inesquecível o "Harry Potter" Randolfe Rodrigues, vice-presidente da CPI. Mas vamos destacar que ele não era apenas um "personagem". Randolfe fez um belo trabalho de investigação. Quanto ao relator, Renan Calheiros, coube a ele, a nobre tarefa de informar ao país que tinha uma assessora chamada Isabele. Nas sessões, ordenava: "Isabele, por favor, passe o vídeo 1....Isabele, por favor...".
    Um destaque especial para o "tio" Otto que fazia perguntas de biologia básica que derrubavam médicos negacionistas...
    E o presidente Omar Aziz? Como alguém já disse, ele tem "voz de quem fumou 20 cigarros Marlboro um atrás do outro". E um corpanzil  que faz com que a gente saiba que ele está chegando já a duas quadras de distância....
    Enfim... Como será a nossa vida sem esse "elenco" reunido?