quinta-feira, 28 de outubro de 2021

DIÁRIO DA PROVÍNCIA: PICANHA VIROU "JÓIA" E JÁ TEM "ESPECIALISTA" NO ROUBO DESSE CORTE DE CARNE

     


    O mercado de carnes vai muito bem! Segundo o Ministério da Agricultura, em setembro passado, as exportações de carnes (bovina, suína e de frango) bateram recorde histórico. Foram 2,21 bilhões de dólares. Um aumento de 62,3% em relação ao mesmo mês de 2020. A carne de boi foi a mais vendida: Crescimento de 77% em um ano. O preço médio de exportação teve alta de 39,3%.
    Isso seria ótimo se no Brasil não tivéssemos quase 20 milhões (19,3 milhões) de pessoas passando fome! Sim! Você que se "refestela" com seus brioches e leite de vaca suíça, saiba que quase 10% da população brasileira, nesse ano da graça de 2021 no governo do Messias, não têm o que comer!
    Povo com fome parte pra ignorância. Isso é mais do que histórico. É biológico. Poisintão... com frequência vemos notícias de pobres que "partem pra ignorância" e roubam comida pra sobreviver. E é um pacote de arroz, um litro de leite, um quilo de feijão. E vão em cana pelo "delito"!
    Mas como esse é o país do "Vale Tudo" (como diria o já saudoso Gilberto Braga), já tem malandro, safo, vagabundo, que não rouba pra comer. Rouba pra "se dar bem", provavelmente pra ganhar algum dim dim e torrar em tudo quanto é coisa. Menos em comida. 
    De olho no valor da carne, os malacos roubaram 72 peças de picanha num total de 120 quilos. Eles "agiram" em 3 supermercados de Foz do Iguaçu e o "modus operandi" eram assim: Enchiam mochilas com o produto e faziam o transporte até o carro que estava no estacionamento dos estabelecimentos. Os três pilantras foram presos. 
    Se levarmos em conta que o quilo da picanha "mais barata" está em torno de 60 reais e a mais cara na casa dos 130 reais, vamos fazer uma "média" e dizer que o quilo está em torno de 95 reais, o valor do roubo chegaria a 11.400 reais....Dá pra comprar um carrinho usado....
    Esse valor, claro, não passa nem longe do custo do churrasco que o Messias faz em Brasília. No festerê dele, a picanha custa R$ 1.800 o quilo!!! . Pra ser exato: R$ 1.799,00.
    De Foz do Iguaçu à Brasília, do "malandro agulha" ao "malandro com aparato de malandro oficial" (como diria o Chico), todos querem se dar bem. Todos querem aquela picanhazinha macia, suculenta.
    Enquanto isso, pobres e cães roem ossos e pés de galinha.