sexta-feira, 8 de outubro de 2021

DIÁRIO DA PROVÍNCIA: "PARANÁ PAPERS"

       


    O trabalho jornalístico (em  negrito porque o que menos se tem, hoje, é jornalismo...no jornalismo!) é do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ). Num primeiro momento, a revelação do "Pandora Papers" apontou o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Campos Neto, como donos de empresas em paraísos fiscais. O que, obviamente, escandalizou as pessoas de bem desse país tropical. 
    Mas...fazendo, agora, aquele trabalho de açougueiro e "destrinchando" os documentos apresentados pelo ICIJ, vemos que muito mais brasileiros têm, digamos, essa "prática" de investir em paraísos para escapar do inferno da tributação no Brasil...no Paraná, por exemplo, temos os gêmeos Gabriel Martinez Massa e Rafael Martinez Massa. Quem são eles? Filhos do apresentador Ratinho Massa (dono da Rede Massa e da rádio Massa FM) e irmãos do governador do estado, Ratinho Junior (PSD).
    De acordo com o "Pandora Papers", os irmãos Massa (Gabriel e Rafael) são donos de duas "offshores" nas Ilhas Virgens Britânicas: GRM2 Holdings Ltd e SMM Holding. Segundo o portal Poder 360, os gêmeos não responderam ao questionamento da reportagem se as empresas estão - ou não - registradas no Brasil.
    O que se sabe é que o propósito do negócio é investir no mercado imobiliário da Flórida.
    "A nível nacional", foi revelado que donos (e parentes dos donos) de outras empresas de comunicação também investem em paraísos fiscais. A investigação do Consórcio de Jornalistas mostrou que também têm empresas nesses locais, pessoas ligadas aos seguintes grupos:
    Globo, RBS, Verdes Mares, CNN Brasil , Jovem Pan e Editora Três.
    A produção da reportagem pesquisou mais de 300 nomes de sócios e dirigentes dos maiores grupos de mídia do país.