quinta-feira, 7 de outubro de 2021

"O TRIUNFO DA VONTADE" : O FILME QUE AJUDOU A POPULARIZAR UM GENOCIDA CHAMADO ADOLF HITLER

     


    Esse filme eu só conseguia ver alguns pedaços, trechos que achava no YouTube. Esses dias, "garimpando" na internet pra ver o que tinha de filmes, acabei encontrando-o ao acaso...na íntegra! "O Triunfo da Vontade" ("Triumph Des Willens") é uma produção de 1935 que mostra o Sexto Congresso do Partido Nazista em 1934. A importância histórica desse material é excepcional. 
    Num mundo ainda não em guerra (o conflito global só começaria em 1º de fevereiro de 1939), mostra bem como aconteceu a formação do nazismo, a "lavagem cerebral nacional" que ocorreu na Alemanha. Tudo arquitetado pelo füher Adolf Hitler e pelos ministros Joseph Goebbels (Propaganda); Heinrich Himmeler ( Comandante Militar da SS): e Hermann Göring ( militar e líder do Partido Nazista). 
    O filme é um registro do grandioso congresso do partido em Nuremberg. A estimativa "oficial" é a de que estavam reunidos 30 mil "simpatizantes". As imagens parecem mostrar mais. O próprio Hitler estimou em 200 mil pessoas no local. Mas vamos dar um desconto aí porque o homem era megalomaníaco. 
    A direção do documentário já daria um filme: a alemã Leni Riefenstahl foi a escolhida. Conta a lenda que ela (com 32 anos na época) teria "se oferecido" para o trabalho por simpatizar com o nazismo. Mas de acordo com a própria cineasta, o füher a teria procurado para a empreitada depois de ver "A Luz Azul" dirigida por ela.
    Com simpatia - ou não - pelos ideais nazistas, Leni produziu uma das melhores obras documentais da história do cinema. A produção começa com tomadas aéreas do avião que está levando Hitler para o congresso em Nuremberg. A lealdade do povo ao seu líder; desfile de tropas; discursos ; brincadeiras num acampamento de participantes do encontro; e as falas inflamadas de Adolf para uma plateia gigantesca.
    O trabalho cinematográfico de Riefenstahl foi premiado na Feira Mundial de Paris em 1937 (medalha de ouro)e também nos EUA e na Suécia. As técnicas cinematográficas usadas no documentário influenciaram filmes e comerciais. 
    Ao assistir "Triunfo da Vontade" você vê de onde George Lucas tirou muita coisa pra fazer "Guerra nas Estrelas". 
    Por se tratar de uma produção de propaganda que enaltecia o nazismo, o filme foi banido da Alemanha.
    Mas você pode assisti-lo de graça no YouTube. Com som original e legendas. Basta digitar filme O Triunfo da Vontade legendado.


Hitler nas ruas de Nuremberg


Leni escolhe o melhor "take" do chefe...