terça-feira, 26 de outubro de 2021

DIÁRIO DA PROVÍNCIA: VEREADORES CONFIRMAM "CONFISCO" DE PARTE DA APOSENTADORIA DOS SEVIDORES DE CURITIBA

    

    Vereadores (todos com o "sobrenome" cordeiro...) estenderam a "mão grande" do prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), sobre parte da aposentadoria do funcionalismo municipal. A Câmara aprovou, em segundo turno, a aplicação das regras da reforma da Previdência de 2019 na Prefeitura. 
    E o projeto do prefeito passou fácil, fácil...Aprovado por 27 votos contra 11. E é só "pepino" para o funcionalismo: Piso de contribuição de 14% sobre o benefício de aposentados e pensão a partir de um salário mínimo. Alíquota suplementar sobre a folha dos profissionais do magistério equivalente a 4%; alíquota extraordinária de 4% por período de 20 anos enquanto durar o déficit atuarial.
    Idade pra se aposentar: Homens passam de 62 para 65 anos e mulheres de 55 para 62 anos. Magistério: Homens passam de 55 para 60 anos, e mulheres de 50 para 57 anos.
    Pier Petruzziello (PTB), líder do prefeito: 
    "Não resolve o problema 100%, mas garante a sustentabilidade real da folha de pagamento do IPMC pelos próximos anos, sem onerar outras áreas do orçamento municipal, como a saúde e a educação. Nós vamos daqui a pouco ter que discutir o plano de carreira do servidor também”.
    Carol Dartora (PT), líder da oposição:
    "Não existe a exigência de reproduzir a reforma da Previdência adotada pelo Congresso Nacional. A gente não está aqui com a faca no pescoço precisando fazer esta reforma. E as consequências são gravíssimas. O que a gente percebe em resumo que os servidores vão pagar mais, por mais tempo, para receber menos”.
    Veja como votaram os vereadores.
    Votaram com os servidores (contra o projeto):
    Carol Dartora (PT), Dalton Borba (PDT), Denian Couto (Podemos), Flavia Francischini (PSL), Marcos Vieira (PDT), Maria Leticia (PV), Noemia Rocha (MDB), Professor Euler (PSD), Professora Josete (PT), Renato Freitas (PT) e Salles do Fazendinha (DC).
    Votaram com o prefeito (a favor do projeto que "esfola" os trabalhadores):
     Alexandre Leprevost (SD), Amalia Tortato (Novo), Beto Moraes (PSD), Eder Borges (PSD), Ezequias Barros (PMB), Herivelto Oliveira (Cidadania), Hernani (PSB), Indiara Barbosa (Novo), João das 5 Irmãos (PSL), Jornalista Marcio Barros (PSD), Leonidas Dias (SD), Marcelo Fachinello (PSC), Mauro Bobato (Pode), Mauro Ignacio (DEM), Nori Seto (PP), Oscalino do Povo (PP), Osias Moraes (Republicanos), Pastor Marciano Alves (Republicanos), Pier Petruziello (PTB), Sabino Picolo (DEM), Sargento Tania Guerreiro (PSL), Serginho do Posto (DEM), Sidnei Toaldo (Patriota), Tico Kuzma (PROS), Tito Zeglin (PDT), Toninho da Farmacia (DEM) e Zezinho do Sabará (DEM).

    Com informações do portal "Bem Paraná".