quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

ORIOVISTO JÁ FOI "COMUNISTA" E APOIA MORO... ROMANELLI, "SOCIALISTA", VAI DE RATINHO JUNIOR...

   


      O que é a política partidária, meu camarada/minha camarada. O senador mais rico do atual Congresso (com fortuna estimada em 240 milhões de reais), e fundador do Grupo Positivo, o professor Oriovisto Guimarães, já foi.... "comunista"!
    Hoje filiado ao Podemos (mesmo partido do ex-governador Álvaro Dias e do candidato à Presidência, Sergio Moro...) Oriovisto participou do movimento estudantil contra a ditadura militar em 1968 e foi preso pela atividade "subversiva". É o que me informa o portal "Boca Maldita". Ao candidato Moro, ele contou a seguinte história:
    "A gente discutia marxismo, uma série de coisas. Eu compartilhava dessas ideias,  mas quando casei e nasceu o primeiro filho, tive de começar a trabalhar e entendi que aquela história não dava certo".
    A eleição de 2022 também revela a criação de um apoio "frankenstein" ("pedaço" de um e "pedaço" de outro...). De acordo com o "socialista" Luís Cláudio Romanelli (deputado estadual filiado ao Partido Socialista Brasileiro) o PSB do Paraná deve apoiar a reeleição de Ratinho Junior (PSD) para o governo do estado e de Lula (PT) para a Presidência da República.
    Ou seja, um partido que - teoricamente, apenas teoricamente - seria de "esquerda", dá palanque localmente para um candidato de direita e, a nível nacional, para um concorrente de esquerda. 
    O berço político de Romanelli é a esquerda. Fez parte, durante 35 anos do velho MDB de guerra/PMDB ao lado de Roberto Requião. Foi, inclusive muito próximo do ex-governador, ocupando secretarias no Governo do Paraná. 
    Mas não se sabe ao certo qual o motivo do afastamento. Oficialmente, ele teria enfrentado "problemas", em 2016, com o diretório estadual do PMDB, comandado, na época, por Requião.
    Roberto Requião também "puxou o carro" do partido (que teria se debandado para o centro-direita) e deve se filiar, em março, à outra sigla. Fala-se no PT.
    Lula já declarou que vai apoiar a candidatura de Requião ao Palácio Iguaçu.


Romanelli deu uma "guinada" política: Pra quem, no já longínquo 2008, "furou" 3 praças de pedágio pra reclamar da tarifa, hoje está ao lado do neoliberal Ratinho Junior.