quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

UCRÂNIA: UM DOCUMENTÁRIO AJUDA A ENTENDER O PAÍS

    




   A Ucrânia virou o "quintal" para Putin e Biden resolverem suas diferenças. O presidente dos EUA afirma que o russo é "agressor" e determinou sanções comerciais contra o país do leste europeu. O presidente da Rússia garante que precisou invadir a Ucrânia porque a nação vizinha poderia se filiar à OTAN e mísseis de americanos e aliados estariam ali, ao lado, na fronteira, apontados para Moscou.
    Mas os ucranianos não são um povo "dócil" que se curva diante de dificuldades. Pelo contrário. Eles - literalmente - vão à luta e, se preciso for, morrem em busca da liberdade e da democracia.
    É o que mostra o ótimo documentário "Winter On Fire" (Netfix), produzido em 2020. Tudo começou em novembro de 2013 (daí o nome, por causa do inverno no hemisfério norte) com um protesto de estudantes na principal praça de Kiev. Eles se manifestaram contrários ao presidente Viktor Yanukovich que se elegeu com a promessa de colocar a Ucrânia na União Europeia. Na verdade, mentiu. Ele era - e continuou sendo - próximo a ...Putin!
    O protesto cresceu e se tornou um conflito social sem controle. Houve um envolvimento de muitos ativistas políticos de oposição e de cidadãos comuns: trabalhadores e estudantes. O filme mostra o patriotismo do povo que, com pedras e paus, responde à investida do Estado armado que quer reduzir todo aquele protesto a pó. 
    A produção também é uma denúncia sobre a formação de policiais que são treinados para serem "máquinas de matar". São assassinatos com tiros e pancadas de cassetete. Aqui uma curiosidade: A palavra em português vem do francês "casse-tête" que significa... "quebra-cabeça".
    Durante 93 dias os manifestantes não arregaram. Por mais que a polícia batesse (com o "apoio" de um grupo de milicianos - liberados de prisões - que tinham autorização pra matar), o povo não abandonou a Praça Maidan, que já em fevereiro de 2014 estava em frangalhos.
    A pressão popular foi tão grande que encaminhou o impeachment de Yanukovich. Parte registrada com muitas imagens feitas por celulares. Mas a qualidade dos registros é muito boa.
    Por falar na parte "técnica", o documentário é um show. Todo aquele clima de guerra com depoimentos gravados no momento em que os fatos aconteciam. Entrevistas gravadas mais tarde ajudam a "costurar" o roteiro.
    É um belíssimo documento que conta a história de um povo que não se rende às dificuldades da vida. Como afirmou um manifestante:
    "Não se pode dobrar os joelhos de pessoas que são livres".

    "Winter on Fire - Ukraine's Fight for Freedom" no catálogo da Netflix.