quinta-feira, 12 de maio de 2022

S.O.S. TRABALHADOR: SE "TIVER" QUE SE PROSTITUIR, QUE O FAÇA COM DIGNIDADE

    


    Chegar ao fim do mês com aquela pilha de boletos pra pagar e com pouco (ou sem..) dinheiro no banco, típico de um rapaz latino americano, não é fácil pra ninguém. Portanto, 95% (ou mais!) da população precisam trabalhar pra saldar as dívidas. 
    Se você pode "conciliar" trabalho pra comer e ter onde morar com a sua vocação profissional, melhor. Nem sempre isso é possível. Mas às vezes quando você consegue, ótimo! Problema é que , em muitos lugares (pra não dizer "em todos"...) você precisa dançar conforme a música do patrão. Dá pra dizer que é "normal".
    No entanto, dá pra manter um mínimo de dignidade. Porém, pra isso precisa lutar todo dia. É assim: Você pode ser criticado por trabalhar em determinado lugar, mas não por "vender" sua consciência. 
    A "briga" com o patrão (ou com o chefe ou a chefe) precisa ser diária...

   1.  Você não é obrigado a dizer "amém" pra tudo. Discorde, mas com gentileza. Como já disse Rita Lee: "Diga não às drogas. Mas diga não, obrigado!"
   2. Não tenha medo de ter opinião contrária. Uma vez perguntaram ao humorista Grouxo Marx se ele era "um homem ou um rato". Ele respondeu: "Jogue um pedaço de queijo no chão que você vai saber".
   3. Ninguém (repita! "Ninguém"!) é obrigado a fazer o famigerado "teste do sofá". Não sei se ainda fazem, mas todo mundo sabe que até há alguns anos era "normal". Hoje é assédio. Crime. "Ah, mas se eu não fizer, não realizo meu sonho". Ué, vai fazer outra coisa na vida, então...
   4. "Temos cargo, mas não temos salário. Mas é uma oportunidade e tanto pra você!"  Papinho furado que muito patrão e/ou chefe joga pra cima de quem ele quer contratar e/ou promover. Lembre-se: Você não é obrigado a aceitar "de cara". Pode argumentar e dizer que algum aumento você merece por ter sido escolhido pra função. Mas...  a partir do momento em que você "topa o desafio", aí não chore. Porque como diz o tiozinho lá da quitanda: "O combinado não custa caro".
    5. E tem mais um "porém"... Quando você aceita novas responsabilidades pelo mesmo salário, pode ter uma certeza: O teu patrão/chefe vai te cobrar resultados como se estivesse pagando uma fortuna ...
    E se você concordar em...
    6. Vender sua consciência...
    7. Trabalhar por um salário mixuruca...
    8. Trabalhar por um salário abaixo do que se paga no mercado para a sua profissão...
    9. Bater o cartão e continuar trabalhando pra "firma" não te pagar horas extras...
    10. Aí você vai estar "exercendo" a profissão mais velha do mundo. Se for o seu caso, pelo menos tenha dignidade e siga a regra número 1 da prostituição: Não beije na boca.