quarta-feira, 8 de junho de 2022

AMAZÔNIA EM CHAMAS: O JORNALISMO VERDADE SOBRE A AMEAÇA AO MEIO AMBIENTE E AOS JORNALISTAS

    


    Numa sociedade civilizada deve ser assim, mas, no Brasil atual, infelizmente não é: O respeito ao meio ambiente e a garantia de segurança a quem denuncia  crimes ambientais. Denúncias normalmente feitas por jornalistas investigativos. É o caso do inglês Dom Philips que, junto com o indigenista Bruno Araújo Pereira, estão desaparecidos no extremo oeste do Amazonas. Foram vistos, pela última vez, no domingo passado.
    A imprensa internacional tem feito um trabalho que deveria ser mais frequente para a mídia brasileira: A investigação de atos criminosos contra as nossas riquezas nacionais. Repórter brasileiro normalmente "não se arrisca", talvez por medo, talvez por um excesso de precaução, talvez por ordem da chefia. Talvez,ainda, por um "desinteresse de pauta" por achar que "não dá audiência".
    Quem toma seus cuidados, mas não tem medo de enfrentar perigos mundo afora é a jornalista portuguesa Mariana Van Zeller, que mora em Los Angeles e tem um programa no canal National Geographic, da Disney, chamado "Mercado Ilegal". Como o nome diz, ela faz denúncias dos crimes mais graves em várias áreas por diversos países: do mercado financeiro ao mercado de eletrônicos, passando pela exploração ilegal de minérios e de florestas. Conversa com autoridades...  e entrevista criminosos cara a cara.
    Foi o que ela e equipe fizeram há uns 2 meses sobre crimes que se cometem na Amazônia. Mariana conversou com homens que, por exemplo, despejam muito mercúrio em áreas de prospecção de ouro. Também entrevistou pessoas que cortam e transportam madeira no comércio ilegal. 
    A repórter e seus colegas passaram alguns "perrengues" pela hostilidade que encontraram. Mas um rapaz, mascarado (todos os que apareceram ou estavam com máscara ou exigiram o desfoque da imagem...), garantiu:
    "Aqui a gente só corta e transporta a madeira. Nós não somos pistoleiros. Somos trabalhadores. Se tem quem mate e enfrente a polícia, não somos nós."
    Bora lembrar que é um "trabalho" ilegal. É proibido pela lei fazer o que eles fazem. É crime.
    Mariana também ouviu fiscais ambientais (sem identificação) que garantiram haver conivência por parte de alguns agentes para que os crimes ambientais aconteçam.
    O mundo civilizado aguarda o desfecho do caso do jornalista inglês e do indigenista desaparecidos. Que estejam bem. Que sejam encontrados em boas condições de saúde.
    Abaixo, fotos do programa do National Geographic sobre a exploração da Amazônia.