segunda-feira, 1 de agosto de 2022

ÁLVARO DIAS: "OS ÚLTIMOS PASSOS" ANTES DECIDIR QUAL ELEIÇÃO VAI DISPUTAR

    


    Há 23 anos, desde 1999, Álvaro Dias (Podemos) é eleito e reeleito senador pelo Paraná. Antes, entre 1983 e 1987, já havia exercido o cargo na primeira eleição depois do fim da ditadura militar.
    De campanhas até "fáceis" de reeleição, agora está numa "sinuca de bico". E o tempo para tomar uma decisão está se esgotando. Contando essa segunda-feira, terá apenas 5 dias pra decidir seu (dele) futuro político. Na sexta-feira precisará escolher: Sai candidato (aos 77 anos) para mais um mandato de 8 anos no Senado Federal, ou tenta o governo do Paraná (que já governou entre 1987 e 1991)?
    Qual caminho seguir nesses "últimos passos" para a definição? Essa dúvida de Álvaro tem nome e sobrenome: Sergio Moro. Candidato a senador pelo União Brasil, o ex-juiz (considerado suspeito pelo STF), aparece empatado com Dias na disputa pela única vaga para o Senado em 2022. E dentre os candidatos, Moro é o único que realmente "assusta" o senador e ex-governador.
    Diante da possibilidade de ficar sem mandato, Álvaro está pensando em saídas: "Bater de frente" com Sergio Moro e apostar na experiência política e na força que tem principalmente no interior do estado? Sair para o governo e, nesse caso, brigar com Ratinho Junior (PSD) e Roberto Requião (PT)? 
    Caso isso acontecesse, a perspectiva de segundo turno seria maior. E quem perderia nesse jogo? Ratinho. Do jeito que está, de acordo com as pesquisas, ele está praticamente eleito no primeiro turno. Requião ganharia. Ganharia uma sobrevida para o segundo turno onde tudo pode acontecer em qualquer eleição.