Woody Allen não é um cineasta das grandes histórias. É um diretor de grandes personagens. Nos filmes dele o destaque é para o comportamento das pessoas. Como elas reagem às mais diversas situações da vida. Por exemplo: Num filme de guerra, a batalha seria apenas o "pano de fundo" pra mostrar como a figura humana tentaria resolver o conflito (ou garantir sua sobrevivência) e não os embates grandiosos.
"O Sonho de Cassandra" (2007) é um ótimo exemplo desse "cinema de pessoas". Os irmãos Ian e Terry (interpretados de forma muito boa por Ewan McGregor e Colin Farrel) compram o barco "Cassandra's Dream" (daí o nome do filme...) apesar de estarem sempre com problemas financeiros. Ian trabalha no pequeno restaurante do pai, mas leva uma vida que não lhe cabe no bolso. Uma existência de aparências. Terry é mais "pé no chão" (e mãos na mesa de baralho) e viciado em jogos.
O tio Howard (que sempre dá uma ajuda aqui e outra lá para a família), vivido pelo ótimo Tom Wilkinson, entra na história para mudar a vida de Ian e Terry. Pra variar, pedem dinheiro emprestado pra ele. Mas recebem uma "contraproposta" de fazer qualquer um balançar...
O tema central do filme é: "Matar uma pessoa é o crime mais terrível que alguém possa cometer". Não existe nada pior na existência humana do que isso. O roteiro deixa bem claro a personalidade de cada irmão: Enquanto Terry é frágil, inseguro, amedrontado, doente (tem depressão e é viciado na jogatina), Ian é a figura fria, calculista, "prática", sem remorsos, sem arrependimentos.
Dentre tantas falas interessantes, um diálogo dos irmãos é filosófica, premonitória, lógica:
"Vai chegar o dia em que não haverá o amanhã".
As personagens femininas são interpretadas por duas atrizes que ganharam destaque anos depois no cinema: A loira Sally Hawkins faz a mulher de Terry. Ela já recebeu duas indicações ao Oscar. Em 2014 por "Blue Jasmine" (também de Allen) e em 2018 por "A Forma da Água". A morena Hayley Atwell faz a namorada de Ian. talvez você já a tenha visto em 2023, nesse mês de julho. Sim! Ela faz parte do elenco principal de "Missão Impossível - Acerto de Contas Parte 1".
Se o final de "O Sonho de Cassandra" decepciona algumas pessoas, pelo menos Allen tentou dar uma mudada no tema dos seus filmes. Aqui ele deixou de lado as comédias dramáticas e investiu num policial/suspense. Buscou algo meio "hitchcokiano". Será que é porque filmou na Inglaterra, terra de Alfred, o rei do cinema de suspense?
* O filme está disponível no Prime Video.