Fé que ficou ainda maior (bora lembrar que o povo italiano é muito católico...) depois que o Napoli venceu o campeonato nacional ao ganhar do Cagliari nessa sexta-feira, 23. É o quarto titulo da história da squadra bianca e blu. "É tetra! É tetra", grita aquele velho narrador italiano emocionado fazendo eco na terra de Umberto Eco. É a segunda conquista em apenas três temporadas. E a cada ano a paixão napolitana se renova com novos torcedores ragazzi e ragazze. Para eles, o título tem a benção do ex-camisa 10 que está jogando nos campos do Senhor.
E essa paixão dos napolitanos por Diego Armando Maradona dá pra dizer que já é antiga. Há exatos 41 anos ele estreava no time. Ficou por lá até 1991. Foram 7 anos encantando a fanática torcida. Com a camisa azul venceu 2 campeonatos italianos e uma Copa da Uefa (hoje é a Liga Europa). Também uma Copa da Itália e uma Supercopa da Itália. Ou seja, Maradona levou o clube (antes considerado médio/pequeno) a um outro patamar. E o bambino d'oro virou uma santidade.
Argentina e Itália não são unidas apenas por laços históricos, de colonização, cultura etc... Os dois países têm uma paixão, uma obsessão, em comum que se chama Diego Armando Maradona.
Um Deus, um filho de Deus.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo... Futebol!