Nós somos a minoria no planeta: cerca de 10% da população. Sim, sofremos! Porque o mundo foi feito para os destros. No carro, por exemplo, com a chamada "mão americana", o canhoto tem de trocar a marcha com a mão direita....Mas não é só! Em casa, há "problemas localizados". Dificuldades pra usar algumas coisas: Tesouras, abridores de lata, facas de cozinha, canecas com desenhos... na escola ou na faculdade, cadernos espirais. Muitas ferramentas portáteis como serras (que perigo!). E se for tocar um instrumento musical? A maioria é projetada para destros. Já viu o Paul McCartney tocar baixo com o instrumento "de ponta cabeça"? Pois é! Nos instrumentos de corda, as cordas mais agudas ficam na parte inferior. Ou você vira o baixo ou guitarra, ou adapta seu jeito de tocar. Ah, sim! Tem "violão para canhoto". Mas é difícil de encontrar.
E por que existem pessoas canhotas?
Os cientistas ainda não chegaram a uma conclusão sobre o motivo de uma parcela menor da população usar a mão esquerda. Mas se sabe como é o mecanismo do uso das duas mãos. Com a palavra o médico, cientista e escritor, Drauzio Varella:
"A explicação está nos hemisférios do cérebro. São dois: o direito e o esquerdo. Eles controlam os movimentos do corpo de forma cruzada: o hemisfério direito controla o lado esquerdo e o hemisfério esquerdo controla o lado direito. Além disso, possuem funções específicas, processo que é chamado de lateralidade cerebral."
CARACTERÍSTICAS DE CANHOTOS E DESTROS
Ele traz, também, uma informação do dr. Saulo Nader, neurologista do Hospital Albert Einstein, de São Paulo:
“Ambos os hemisférios também recebem e processam informações sensitivas do corpo. O hemisfério direito está mais envolvido com sentimentos, abstração, criatividade e intuição. Já o lado esquerdo está relacionado a funções como memória, raciocínio, processamento gramatical, lógica e estratégia”.
NO PASSADO FOMOS... BRUXOS?
Por sermos minoria na população, existe essa curiosidade, fetiche e até preconceito. No portal do Dr. Drauzio, há a explicação de outra especialista, a neurologista dra. Thais Ferreira:
"Na Idade Média, pessoas canhotas eram consideradas praticantes de bruxaria. O castigo era serem queimadas vivas. Com o tempo, o entendimento sobre essa característica mudou, mas o preconceito permaneceu."
Ainda: O entendimento sobre ser canhoto mudou (ainda bem!), mas o preconceito e o desconhecimento dos pais continuou por um bom tempo, como afirma a dra Thais:
“No passado, os canhotos eram punidos por escrever com a mão esquerda. Dessa maneira eles se tornavam ambidestros, ou seja, desenvolviam a mesma habilidade com as duas mãos. Esse processo pode resultar em traumas psicológicos para a criança”.
AMBIDESTROS
E os ambidestros? Pessoas que escrevem com as duas mãos? Dr. Drauzio explica:
"Existem ainda pessoas que já nascem ambidestras. Nesses casos, é provável que não haja a dominância de nenhum dos hemisférios cerebrais. Isto é, não existiria uma divisão de tarefas, realizando as ações em conjunto de acordo com a necessidade."
Depois das explicações científicas, vamos a uma relação de pessoas conhecidas do público que são/eram canhotas. De algumas áreas: Artes plásticas, cinema, música, esportes, política, realeza e engenharia. Existem, óbvio, muitos outros. Fico devendo uma lista só de brasileiros.
Mas vamos aos nomes levantados pelo site americano LeftyFretz, destinado exclusivamente para guitarristas canhotos, criado pelo músico Neal, em 2010.
Angelina Jolie

Annie Lennox

Barack Obama

Ben Stiller

Bill Clinton

Bill Gates

Bruce Willis

Dan Aykroyd

David Bowie

Diane Keaton

Hugh Jackman

James Cameron

Jay Leno

Jennifer Lawrence

Jimi Hendrix

Joana d'Arc

John McEnroe

Judy Garland

Júlia Roberts

Kate Hudson

Keanu Reeves

Kurt Cobain
