quarta-feira, 13 de agosto de 2025

HUGO MOTTA PUXA O FREIO DE MÃO PRA PUNIR DEPUTADOS AMOTINADOS

                                                             



     Apesar de sair com imagem de fraco do episódio da tomada da mesa diretiva pelos parlamentares golpistas/bozonaristas, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos/PB) parece acreditar no ditado: Caldo de galinha e bom senso não fazem mal pra ninguém.
    Se é que tem alguém que acredite que é preciso "calma" para punir parlamentares - que num ato de motim - ocuparam a mesa da presidência. Uma deputada, inclusive, levou a filha bebê e afirmou que a criança seria "escudo humano!". Pelamor... Mas Motta deve acreditar no ditado. Porque ele disse que só vai responsabilizar os envolvidos "na hora certa".
    São 14 deputados que devem receber algum tipo de punição. Eles podem receber desde uma "reprimenda" escrita, uma suspensão por 6 meses ou a cassação do mandato. Do jeito que Hugo Motta está agindo, difícil acreditar em algo mais rigoroso. Ainda mais porque são da extrema-direita. Se fossem da esquerda, dá pra ter uma ideia do que aconteceria....
    Pra quem participou da baderna na mesa diretiva, talvez só um puxão de orelha do tipo "não faça mais isso, viu?! Huguinho não gosta!"
    E no Senado? Davi Alcolumbre demonstrou mais personalidade pra mandar desobstruir a mesa. Mas também não está lá muito empolgado em pedir uma punição rigorosa.
    Os presidentes das duas casas de lei deveriam começar com um ato prático e simbólico: Desinfetar as cadeiras antes de sentar à mesa.