O projeto de lei (PL) que isenta quem ganha até 5 mil reais/ está parado há 7 meses na Câmara dos Deputados. Uma proposta que deveria ter tido a máxima prioridade (como se diz no meio político...) por beneficiar justamente os mais pobres. O povão que elege esses deputados.
Finalmente o PL vai ser votado nessa quarta-feira,1. E deixaram para votar justamente no último dia possível. Por que isso? Pra tentar barganhar essa ideia com outras de interesse do centrão/extrema direita. Uma delas seria só votar se votassem, também, a anistia para os golpistas. Absurdo!
Como é absurdo, também, querer compensar essa perda de arrecadação com cortes ("repita!") cortes em investimentos em educação e em saúde. Você não leu errado, eu não escrevi errado. Parlamentares de direita chegaram a levantar essa hipótese.
Hoje é o último dia para a votação. Todo mundo (governo e oposição) quer aprovar. Tem que ser nessa quarta-feira pra poder entrar em vigor em 2026. Então imagina: Vai ser no afogadilho. Dá medo...
E taxar os ricos pra compensar? "Tá louco! Nem pensar!" dizem os deputados de direita...
